Auxiliares de serviços gerais são fundamentais para a conservação de espaços e o bem-estar de quem utiliza a rede de Saúde do Ceará

22 de fevereiro de 2024 - 10:04 # # # #

ssessoria de Comunicação da Sesa, UPA e HGCC
Texto: evi Aguiar, Márcia Catunda e Wescley Jorge
Fotos: Levi Aguiar, Márcia Catunda e Thiago Freitas

A manutenção dos jardins é um dos serviços feitos pelo auxiliar de serviços gerais

Quem caminha pela área externa do Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) encontra árvores, um jardim localizado próximo ao auditório Waldir Arcoverde e um pátio para a circulação dos colaboradores. Espaços que precisam de manutenção, organização e limpeza para garantir a boa convivência e o bem-estar dos que trabalham no local. E os auxiliares dos serviços gerais possibilitam isso.

“Limpamos os corredores, salas e banheiros. A parte que eu mais gosto é cuidar do jardim. Eu me aperfeiçoei nesse ofício quando morei em Itaiçaba, interior do Estado, no litoral de Aracati. Estar responsável pelo zelo desse espaço, durante o horário de expediente, é como relembrar os tempos passados e o contato direto com o verde daquela região”, conta Jeandro Silva, que trabalha na Sesa desde o ano de 2019. A Rede Sesa conta com 1.664 profissionais da área.

Jeandro Silva é auxiliar de serviços gerais do Nível Central da Sesa

Considerando a importância da categoria, o dia 22 de fevereiro é a data escolhida para homenagear esses profissionais. A colaboradora Mirna Pontes, 42, destaca o prazer pelo ofício e o carinho com os colegas: “manter os espaços sempre limpos e organizados é uma grande satisfação para mim. Cumpro com minhas obrigações com muita dedicação. Costumo dar uma atenção especial para cada sala, mas divido isso durante os dias da semana. Além disso, eu tenho muito carinho e uma ótima interação com todos aqui, o que torna a rotina ainda mais agradável”, explica.

Mirna Pontes é auxiliar de serviços gerais do Nível Central da Sesa

“Limpeza promove satisfação e é uma forma de cuidado”, afirma auxiliar de serviços gerais da UPA José Walter

“Indispensável em qualquer lugar no mundo”, é assim que a auxiliar de serviços gerais, Leciumar Andrade, define a carreira que exerce há 14 anos. Ela está há oito meses na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Walter. O local possui, ao todo, nove profissionais na equipe de serviços gerais.

Leciumar Andrade é auxiliar de serviços gerais da UPA José Walter

A UPA é a primeira experiência dela na área da saúde. “Por ser uma unidade de saúde, o local exige uma limpeza mais minuciosa, com produtos diferentes para evitar qualquer tipo de infecção”, explica. Para ela, o momento que mais gosta na profissão é ver a satisfação das pessoas ao usarem os espaços que acabaram de ser limpos. “A UPA é um local para cuidar das pessoas. Um ambiente limpo também é uma forma de cuidado”, diz.

Diante de tantas pessoas que transitam na unidade, um dos principais desafios é saber interagir com cidadãos de diferentes perfis e necessidades. Para Leciumar, a forma favorita dela de comunicação é o sorriso no rosto, que considera fundamental para desempenhar um trabalho de excelência.

Dedicação: profissional do HGCC atua como auxiliar de serviços gerais há 35 anos na unidade

Compromisso, dedicação, responsabilidade e cuidado são características que acompanham o auxiliar de serviços gerais Raimundo Gomes, desde o primeiro dia de trabalho no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). O ano era 1989 e ele iniciava seu primeiro emprego já na unidade da Sesa. “Desde que eu entrei lá (no Centro Cirúrgico), já têm uns 35 anos, continuo o mesmo, me empenhando da mesma forma”, afirma Gomes.

A rotina do profissional começa logo às sete horas da manhã. Plantonista, Raimundo Gomes atua na higienização das salas de cirurgias, sala de recuperação e Centro de Material e Esterilização. Além disso, é responsável pela colocação e retirada de enxoval e do material utilizado nos procedimentos.

Raimundo Gomes é auxiliar de serviços gerais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)

“No meu caso, sou um dos responsáveis pela higienização dos ambientes do Centro Cirúrgico, que é mais específica e exige a utilização de material adequado para a limpeza e desinfecção. Eu me sinto muito feliz e satisfeito com o meu trabalho, por isso eu me dedico para poder fazer a diferença. Tudo que fazemos precisa ser com amor e prazer”, conclui.