Pai experimenta emoção de acompanhar parto da segunda filha no HGCC

7 de agosto de 2023 - 16:50

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge e Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas Arte gráfica: Josias Jeronimo

Após 37 semanas de espera, Alexandre de Oliveira Sousa (26) viveu o tão sonhado momento de conhecer a segunda filha, Alana Emanuelly. Morador da Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, o jovem era só emoção e gratidão pela chegada da caçula, que nasceu em 26 de julho no Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Antes do parto, a ansiedade já se fazia presente. “Eu estou muito ansioso, estou nervoso e entreguei tudo na mão de Deus, porque é ele que pode fazer todas as coisas e eu só tenho a agradecer aos profissionais que estão cuidando da minha mulher, estão cuidando de cada um nós, né?”, revela o entregador. Na primeira vez em que foi pai, Alexandre não pôde acompanhar o parto. Dessa vez, foi diferente: teve a oportunidade de participar de todas as etapas do processo.

“Eu me sinto muito feliz por estar esperando a minha filha chegar, por estar do lado da minha esposa, me sinto muito honrado de tê-la do meu lado. Eu vou poder ficar observando, ter o contato. Já vou poder pegá-la nos braços. Estou me sentindo muito feliz e menos preocupado do que a primeira vez”, assegura o pai.

Para Alexandre, a filha virá com as características dele, e a conexão entre os dois já pode ser sentida. “A Alana agora é bem forte, ela é uma menina muito inteligente, ela escuta quando eu falo. Eu imagino também que ela venha bem parecida comigo”, revela.

O parto cesariano requer mais preparação. Por volta das 18h, Suellem Moreira Pereira (27) deu entrada no Centro Cirúrgico Obstétrico. Às 18h05, Alana Emanuelly nasceu. Alexandre estava ao lado da esposa e registrou todos os momentos para guardar na memória e, no futuro, mostrar as imagens à filha.

“Na hora que me chamaram para dentro da sala, eu fiquei um pouco nervoso porque eu nunca tinha passado por essa situação. Foi muito maravilhoso. Os médicos são profissionais excelentes. Eu adorei. Gostei muito. Tudo deu certo, graças a Deus. Minha filha está saudável, minha mulher também”, comemora Sousa.

Novo momento

Já na enfermaria de alojamento conjunto, a família era só felicidade. A gratidão de estar com a filha, ajudar no cuidado, tudo ganha um novo significado. Alexandre está sempre disponível, dando suporte em cada momento. O choro da pequena Alana logo ecoa e ele prontamente acolhe a filha nos braços, faz carinho, sorri levemente e a entrega à mãe para amamentação. Ele sabe que seu papel de entrega é essencial para o fortalecimento do vínculo.

“É um momento muito incrível. É uma oportunidade que eu pude ter na minha vida. É muito bom ter a minha família por perto, minha filha, ver o rostinho dela. Esperei muito por esse tempo, por esse momento maravilhoso, e aconteceu, graças a Deus. Estou aqui ao lado delas”, constata Alexandre Sousa.

Para a mãe, a presença do pai trouxe mais apoio, segurança e força. Suellem teve trombose venosa durante a gestação. Por isso, foi encaminhada para o HGCC, unidade de alta complexidade. Contar com o marido, inclusive na hora do parto, foi um diferencial. “Para mim está sendo maravilhoso, é gratificante. Eu estava com medo, mas ter a presença dele foi muito bom”, assegura.

Direito assegurado

O Hospital Geral Dr. César Cals assegura a presença do acompanhante antes, durante e após o parto. Para a enfermeira Francisca Eliane da Silva Morais, o nascimento de um bebê é um marco na vida de todos, principalmente dos pais, que estão ansiosos pela chegada dessa criança.  A presença do acompanhante fornece apoio emocional, conforto e encorajamento à mulher, reduzindo os sentimentos de solidão, ansiedade e os níveis de estresse. “Buscamos sempre o incentivo do acompanhante, de livre escolha”, garante Morais.

Mesmo antes da alta, Alexandre já fazia planos para quando estivesse em casa com a mulher e as filhas. “Vamos aproveitar o máximo possível todos os momentos e amar a família cada vez mais e cuidar”, e complementa: “o futuro quem sabe é Deus. Vamos ver se ela vai ser uma advogada, uma doutora. Ajudar as pessoas, né?”.