Conheça o Centro de Estudos

 

O Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP), situa-se na Av. do Imperador 372, Centro, próximo ao Hospital Geral César Cals. Foi fundado na década de 80, tendo como missão: Promover o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais do setor saúde para atuar na assistência da população cearense de maneira humanizada, com profissionalismo e competência.

 

Identidade

 

O Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP) do Hospital Geral Dr. César Cals situa-se na Avenida do Imperador 372, Centro, em Fortaleza-Ceará, em prédio anexo ao Hospital. Foi fundado nos primórdios da década de 1980, como setor responsável pelo fomento ao ensino na área médica. Ao longo do tempo, foi assumindo o desenvolvimento de competências das distintas profissões da área da saúde.

Ressalte-se que a homenagem realizada ao Professor Dr. Otho Leal Nogueira, ocorreu devido ao fato de, em todos os tempos dessa instituição, ser o profissional mais identificado com o ensino e a divulgação do saber. Devido à sua postura generosa, formou-se, naturalmente, um conjunto de pessoas identificadas com a transmissão permanente dos conhecimentos científicos. A essas pessoas denominamos Preceptores, sustentáculos das diferentes formas de treinamentos formativos: estágios, internatos, residências, etc. Em tempo paralelo, desenvolvem-se formas diversas de treinamentos informativos: cursos, jornadas, simpósios, fóruns, oficinas, etc.

 

Missão

 

“Contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais do setor saúde para atuar de forma crítica e reflexiva na assistência da população cearense, oferecendo um cuidado qualificado e oportuno.”

 

Estrutura Organizacional

 

O CEAP é constituído por um corpo diretivo que assume as funções de Presidência, Coordenação, Coordenação do Núcleo de Educação Permanente, Secretaria Geral, Coordenadores da Residência Médica, Residência Multiprofissional, Internato Médico, Estágio Multiprofissional, representados pelas diversas categorias profissionais. No campo da estrutura organizacional, é constituído pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), uma Biblioteca de acesso virtual, um Laboratório de Habilidades Clinicas, um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas e o Núcleo de Epidemiologia, Comissão de Residência Médica – COREME, Comissão de Internato – CORIM, Unidade de Pesquisa Clinica.

 

Estrutura Física

 

Quanto à sua estrutura física, o CEAP é instalado em um prédio anexo próximo ao Hospital dentro da Unidade Ambulatorial. Dispõe de um conjunto de salas operacionais:

– Quatro auditórios,

– Biblioteca digital,

– Dois laboratórios de habilidades clínico-cirúrgicas

– Uma sala de teleconferência, em fase de implantação com o Projeto RUTE

– Uma sala de Pesquisa Clinica

– Sala do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP;

– Sala da Residência Médica e Internato;

– Duas Salas do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar.

 

Biblioteca

 

Com seu funcionamento diário das 07 horas às 18 horas, está devidamente equipada com acesso on-line a bases de dados de alto impacto no cenário acadêmico.

 

Laboratórios

 

Laboratório de Habilidades Clínicas
O Laboratório, desde 2006, trabalha com a metodologia de estações, que são organizadas por procedimentos. Está equipado com manequins e material médico hospitalar para realização dos treinamentos em procedimentos médicos e de enfermagem. Cada procedimento tem seu instrumento de check-list padronizado com base nos procedimentos operacionais padrões. O Laboratório é disponibilizado para as profissões da saúde, devendo ser agendado, para sua utilização, pelo responsável técnico. Encontra-se, ainda, à disposição dos profissionais de graduação das diversas faculdades que aqui estagiam. Seu horário de funcionamento é de 07:30h as 17:00h, de segunda-feira a sexta-feira.

 

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas
Foi implantado através de uma parceria do HGCC e UECE, encontra-se equipado com manequins, para desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas. Funciona de segunda à sexta, com horários pré-agendados pelos preceptores. Anualmente realiza seleção de monitores acadêmicos que atuam como auxiliar da preceptoria. Destina-se a acadêmicos, internos, residentes e profissionais médicos.