Hospital Geral Dr. César Cals está com inscrições abertas para XIII Jornada Científica

6 de novembro de 2023 - 15:02

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas, até 28 de novembro, para a XIII Jornada Científica. Serão dois dias de programação, 29 e 30 de novembro, com discussões, apresentação de trabalhos, palestras e troca de conhecimento. Esta edição comemorativa dos 95 anos do HGCC apresenta o tema “HGCC – O desafio de ser um centro terciário de excelência e alta demanda”, que vai destacar o pioneirismo do HGCC nas atividades de ensino e pesquisa voltadas à saúde pública.

Jornada Científica do HGCC é principal evento formativo promovido na unidade por meio do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap). O evento propõe disseminar e ampliar discussões sobre temas relevantes para a saúde pública. As atividades programadas têm o intuito de fortalecer e enriquecer a construção e partilha de saberes que evidenciam o desenvolvimento de uma prática colaborativa para a integralidade do cuidado.

“Iremos abordar vários temas relacionados aos desafios enfrentados na trajetória de um hospital com atendimento à saúde de alta complexidade, focado no ensino e na qualidade do serviço. A demanda progressiva culminou com vários avanços alcançados por uma equipe multiprofissional e uma gestão técnica e eficiente”, destaca a presidente do Ceap, Carmen Sulinete.

Atenção Multiprofissional

O cuidado multiprofissional ganha destaque. Da programação, diversos assuntos terão espaço para discussões, dentre eles: Endometriose: Importância do Tratamento Multidisciplinar; O papel da Equipe Multidisciplinar na Efetivação dos Protocolos na Unidade de Terapia Intensiva; O Manejo Multiprofissional das Principais Emergências Obstétricas; e o Aprimoramento do Diagnóstico Microbiológico no HGCC.

As vagas são limitadas e o evento é direcionado a estudantes, profissionais e trabalhadores da saúde. Os interessados em apresentar trabalhos também já podem fazer a inscrição até o dia 17 de novembro. A divulgação da lista dos trabalhos aceitos será no dia 22 de novembro, às 9h, por meio do link disponibilizado pelo Centro de Estudos.

A Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals faz parte ainda das comemorações do aniversário de fundação do hospital, que completou 95 anos em 2023. Esse ano, em reconhecimento ao destaque de estudantes e profissionais em atuação no HGCC, foi instituída a Comenda João Nogueira Jucá.

História

A comenda será uma homenagem à memória do estudante, pelo ato de bravura em salvar vidas num incêndio ocorrido na então Casa de Saúde César Cals, em 1959.

Serviço:

XIII Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals
29 e 30 de novembro de 2023
Local: Auditório II do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGCC – Anexo
Avenida Imperador, 372, Centro.
Inscrições: até 28 de novembro
Submissão de trabalhos: até 17 de novembro

► Programação

► Edital da XIII Jornada Científica