Clínica Cirúrgica

 

O Serviço de Cirurgia do Hospital Geral Dr. César Cals (SECIR) é composto por nove especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Urológica, Cirurgia Proctológica e Cirurgia Bariátrica.

 

O centro cirúrgico é estruturado em cinco salas devidamente equipadas e uma sala de recuperação com 04 leitos. Em suporte de internamento, dispomos de 45 leitos em enfermarias, destinados a receber paciente de todo estado do Ceará. A equipe médica dispõe de cirurgiões gerais, torácicos, vasculares, neurocirugiões, plásticos, colo-proctológicos e urológicos. Conta também com uma equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares de enfermagem e secretárias.

 

Como fundamento histórico, destaca-se o perfil de pioneirismo do HGCC em diversas áreas, tendo sido lugar da realização das primeiras cirurgias no Ceará, como o primeiro parto abdominal (cesariana), a primeira colecistectomia (cirurgia de vesícula) e a primeira cirurgia cardíaca. O hospital continua assumindo uma postura de vanguarda na introdução de novas técnicas cirúrgicas e procedimentos dos mais diferentes graus de invasividade, nas diversas áreas afins, como procedimentos laparoscópicos, cirurgias para tratamento de câncer de esôfago, pâncreas e cirurgia da obesidade.

 

Concomitante ao processo assistencial e com marcante tradição e atuação, desenvolvem-se atividades acadêmico-pedagógicas, nas formas de Internato em Medicina, Residência Médica, Especialização, Estágio e Treinamento nas diversas áreas da saúde, com destaque para Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Patologia Clínica, igualmente em níveis superior e médio.

 

O ingresso dos pacientes aos nossos serviços é feito pela Central de Marcação de Consultas, onde os pacientes são referendados da atenção primária. Dessa forma, atendemos pacientes com amplitude estadual e, até certo ponto, regional.