Núcleo da Qualidade

 

MISSÃO

Planejar, Monitorar e Avaliar os Processos Gerenciais e assessorar na definição e no desdobramento de metas estratégias de melhoria contínua da gestão, na busca pela excelência, através do mapeamento, interações, macroprocessos, fluxogramas, projetos e planos de ações. Cabe, as seguintes atribuições:

 

I – No âmbito do Planejamento

Contribuir para a elaboração do Planejamento Estratégico alinhado ao Plano Estadual de Saúde, avaliar com os coordenadores de áreas a execução das ações planejadas; monitorar os resultados organizacionais representados pelos indicadores avaliando tendências e sugerindo ações corretivas, se for o caso. Monitorar alimentação do Sistema Saúde Digital – SIMAQ e SIGEP, pactuados segundo acorde de resultados institucional, até o dia 10 de cada mês, zelando, após validação de dados informados por multi-serviços, pela fidedignidade das informações propondo ações de melhoria aos gestores e gerentes das unidades. Estimular e acompanhar a implementação de ações corretivas com base no desempenho institucional e nos relatórios de não-conformidades; Analisar concretização das metas pactuadas no acordo HGCC/SESA, justificando ou sugerindo alterações. Participar das reuniões de monitoramento e avaliação de desempenho na SESA. Elaborar relatórios institucionais de produtividade.

 

II – No âmbito da Qualidade e Segurança do Paciente

Colaborar na análise e tratativas de eventos ocorridos nos processos de trabalho, em parceira com o Núcleo de Segurança do Paciente; implementar ações para eliminação/minimização das não conformidades/eventos, notificados ou não; analisar e validar Procedimentos Operacionais Padrão de todas as áreas, conforme periodicidade padronizada; contribuir para a qualidade da ambiência hospitalar; disseminar a cultura da qualidade institucional apoiados pela  Assessoria de Comunicação e Centro de Estudos HGCC, promovendo inclusive capacitações e oficinas relacionadas à Qualidade Hospitalar em parceira com as áreas de Educação Permanente, Gestão de Pessoas, CEQUA, SESA; orientar e assessorar gestores nos processos de Certificação Hospitalar – Acreditação iniciado em Outubro de 2018.

 

III – No âmbito de Processos assessorar no desenho, redesenho, integração, consolidação e otimização dos processos de trabalho com foco em segurança.

Apoiar na padronização de modelos institucionais através da Política de Qualidade e gestão documental instaurada para a criação, validação e monitoramento de políticas institucionais, projetos estratégicos, protocolos institucionais, ferramentas de gestão, macroprocessos, fluxogramas, Procedimentos Operacionais Padrão produzidos pelos gestores de áreas.

 

Apoiar direção no monitoramento das comissões de qualidade instituídas por portarias, sejam essas normativas ou não-normativas.

 

Realiza visitas técnicas de auditorias internas, de forma independente e/ou em parceira com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a Gerência de Riscos (GRISCO) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).