Serviço de Reumatologia

18 de agosto de 2014 - 14:47

O Serviço de Reumatologia do Hospital Geral Dr César Cals, unidade de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, é composto por atendimento ambulatorial, centro de infusão e enfermaria. Sete profissionais reumatologistas fazem parte do staff, assistindo pacientes e tendo participação ativa no ensino de internos e residentes. O atendimento abrange desde patologias mais comuns como artrose, osteoporose e fibromialgia até patologias complexas e potencialmente fatais como Lúpus Eritematoso Sistêmico, vasculites sistêmicas, miopatias inflamatórias e doenças sistêmicas com manifestações reumatológicas.

A atividade ambulatorial é realizada há mais de dez anos, no anexo Rui Barbosa, na Avenida do Imperador, 372, Centro, por seis profissionais que compõe o satff do serviço, perfazendo uma média de aproximadamente 300 pacientes por mês. São assistidos pacientes oriundos da enfermaria (egresso) e da Central de Regulação, referenciamento do SUS (estadual e municipal). Todos os ambulatórios contam com a participação de internos e residentes, tendo importância fundamental na atividade de ensino dos mesmos.

O centro de infusão localiza-se no bloco 100B e atende pacientes reumatológicos em três dias durante a semana. Tem participação decisiva na condução de pacientes ambulatoriais que necessitam realizar medicações imunobiológicas e pulsoterapia, com corticosteroides e ciclofosfamida, de infusão parenteral.
A enfermaria de reumatologia, também localizada no bloco 100B, é destinada à internação das mais diversas patologias reumáticas, tanto para tratamento de complicações como para investigação de casos de difícil condução ambulatorial.

Atividade de ensino é uma marcante característica do serviço, que recebe residentes de clínica médica do próprio HGCC e de outros hospitais do estado, como Santa Casa de Misericórdia e Hospital Waldemar de Alcântara. Além disso, dispõe de residência de reumatologia devidamente reconhecida pelo MEC, contando com dois residentes ( R1 e R2). Internos e acadêmicos de várias universidades realizam atendimento supervisionado nos setores de enfermaria e ambulatório, além de atividades especificamente relacionadas ao ensino por meio de aulas e seminários.