Hospital Geral Dr. César Cals – HGCC

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. É o hospital mais antigo da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), integrante da Estrutura do Governo do Estado.

 

Está estruturado em dois prédios: o principal, que abriga o hospital em si, onde funcionam o internamento, a Emergência Obstétrica 24 horas, Centro de Imagem e Endoscopia, Centro Cirúrgico e Centro Cirúrgico Obstétrico, Centro de Patologia Clínica, Casa da Gestante, Administração e serviços assistenciais; e o prédio anexo, que abriga os serviços ambulatoriais, epidemiológicos, Centro de Custos e Centro de Estudos.

 

Como hospital integrante da rede Sesa tem compromisso com a humanização, a qualidade do atendimento, a busca excelência em todas as ações, a ética nas relações com os colaboradores, pacientes, fornecedores e visitantes.

 

A Política de humanização é formada por projetos que são desenvolvidos para atender ao usuário externo, como o Posso Ajudar?, Familiar-Acompanhante, Visita Estendida na UTI Adulto, Visita dos Avós e Irmãos, na UTI Neonatal; Pintura Gestacional, Semana da Prematuridade, Agosto Dourado, Grupo de Cuidados de Idosos, entre outras ações.

 

Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde: Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares; Banco de Leite Humano, que é Centro de Referência Estadual para implementação e realização das ações de aleitamento materno; Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas.

 

Há ainda serviços de destaque como a Unidade Avançada de Registro Civil, que realiza o registro de nascimento, sem nenhum custo para a família, bem como a emissão de Certidão de Óbito; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Método Canguru, no qual as mães contribuem de forma intensiva para a recuperação dos bebês prematuros, com a permanência deles junto ao corpo; Casa da Gestante, preparada para acolher até  10 gestantes, com acompanhamento médico, assistencial, ocupacional e psicológico, Cirurgia da Obesidade,  serviço que renova a qualidade de vida de pessoas obesas do Ceará, Farmácia Ambulatorial, com dispensação de medicamentos de alto custo, entre tantos outros.

 

Perfil

 

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira constitui-se num complexo hospitalar, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, de grande magnitude e de reconhecida excelência na prestação de serviços de saúde para todo o Ceará. Compreende as seguintes unidades que são bem integradas e com estruturas independentes e adequadas para o desempenho das suas atividades.

 

– Unidade de Hospital Geral

– Unidade de Atenção à Saúde da Mulher

– Unidade Materno-Infantil (Neonatologia)

– Casa da Gestante

– Método Canguru

– Banco de Leite Humano

– Unidade de Atendimento Ambulatorial

– Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP

– Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NUHEPI

– Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

– Núcleo de Assistência e Segurança do Paciente

 

 

Propósito

Contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas.

 

Missão

Prestar assistência com excelência em obstetrícia, neonatologia, clínica médica e cirúrgica, desenvolvendo ações de ensino e pesquisa.

 

Valores

a) Resultado centrado no cidadão;
b) Humanização do atendimento;
c) Valorização das pessoas;
d) Transparência;
e) Conhecimento e inovação.

 

Visão até 2023

Ser o centro de referência em gestão com padrão de qualidade internacional, desenvolvimento profissional e científico, atenção especializada no cuidado centrado no paciente e nas necessidades da rede de assistência.