Semana de Segurança do Paciente do HGCC inicia com foco no empoderamento de acompanhantes e pacientes

19 de setembro de 2023 - 13:53

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas



Semana de Segurança do Paciente é uma ação em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, nesta segunda-feira (18), a Semana de Segurança do Paciente. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e, em sua abertura, teve a participação de representantes das mais diversas profissões da saúde com atuação no HGCC. Dentre os participantes, uma paciente e uma acompanhante que representaram todos os internados no hospital.

De acordo com os especialistas, a segurança do paciente motiva-os a se sentirem parte do processo terapêutico. Essa inserção pode prevenir eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultam em dano ao paciente. É ainda uma maneira de conscientizá-lo sobre riscos a que está sujeito, caso não siga corretamente o tratamento de saúde indicado.

Para Paulo Ponte Prado, diretor técnico do HGCC, a segurança do paciente é uma responsabilidade coletiva e deve seguir três pontos: a construção de uma cultura da segurança, a boa comunicação entre profissionais de saúde e os pacientes e a sua melhoria contínua. “A melhoria contínua não é um objetivo estático, mas um objetivo constante”, afirma.

A palestra “Engajando o paciente: por quê?”, ministrada pela enfermeira Solange Paiva, coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Núcleo Fortaleza, marcou a abertura do evento. Em sua fala, Solange Paiva reforçou a importância para o bem do paciente e para o hospital. “Há estudos que mostram como a segurança do paciente gera uma diminuição de custos às unidades de saúde e no tempo de internação. Muitos hospitais trabalham com a experiência do paciente, inclusive para aperfeiçoar a sua gestão financeira”, destacou.

Além da redução de custos, as ações de segurança favorecem o tratamento por meio de uma recuperação mais rápida, com diminuição do tempo de internação hospitalar. Daí a importância de todos estarem envolvidos no processo do cuidar, do tratamento, seja na hora de exames, internação, procedimentos cirúrgicos, entre outros.


A paciente Érica Loiola e sua mãe, a acompanhante Antônia Loiola, receberam das mãos de Paulo Ponte Prado, diretor técnico do HGCC, e da Coordenadora do Serviço Familiar Acompanhante, a enfermeira Gysele Oliveira, o Guia e Orientações para Paciente e Familiar/Acompanhante.

A paciente Érica Loiola, de 27 anos, sabe bem da importância desses cuidados para sua saúde. Portadora de uma doença crônica e inflamatória, a moradora de Tauá é acompanhada pelo HGCC desde 2021. “Eu achei muito importante o tema da palestra. Eu e minha mãe temos muito cuidado, mas a palestra nos ajuda a intensificar a segurança. Eu vim para cá com uma doença e não quero sair daqui com outra”, brinca Coutinho. Érica e sua mãe, a acompanhante Antônia Loiola, de 55 anos, foram escolhidas pelo HGCC para receber o “Guia e Orientações para Paciente e Familiar/Acompanhante”, com orientações e informações úteis para o período de internação.