Paciente Seguro: avaliação final comprova avanços em metas de segurança no HGCC

5 de outubro de 2023 - 16:05

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O Projeto Paciente Seguro, desenvolvido no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desde junho de 2022, teve sua avaliação final apresentada nesta quarta-feira (27). O Projeto busca favorecer a Segurança do Paciente no Hospital por meio de implementação dos protocolos de Segurança do Paciente. Além do HGCC outros 36 hospitais localizados no Norte e Nordeste brasileiro participam do projeto.

Em catorze meses, o HGCC conquistou números excelentes, como a redução dos índices no protocolo de prevenção de quedas que, na clínica médica, passou de 4% para 0%; aumento na adesão ao protocolo de higiene de mãos, que foi de 40% para 77%; e a taxa de adesão à verificação completa da cirurgia segura, que saltou de de 40% para 80%.

Adriano Veras Oliveira, diretor-geral do HGCC, ressalta os índices alcançados e o trabalho dos profissionais. “Ter esses resultados conquistados em um curto período é fantástico. Agora, é continuar com essa vigilância e expandir para outros blocos e áreas do Hospital”, projeta.

O Projeto seguirá com capacitações em outubro e, em dezembro, apresentará e discutirá o relatório final. A ideia é, mesmo com o final da iniciativa, continuar com as ações no HGCC para que a Segurança do Paciente seja uma cultura estabelecida na unidade hospitalar.

O Projeto Paciente Seguro é realizado em parceria com o Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre – RS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).