Segurança do Paciente: Saúde do Ceará conta com programação em mês comemorativo

15 de abril de 2024 - 09:37

Assessoria de Comunicação do HGWA, HRVJ, HSJ, CCC, HM, Samu 192 Ceará e HGCC
Texto: Bruno Brandão, Joelton Barboza, Bárbara Danthéias, Márcia Catunda, Jessica Fortes, Fátima Holanda e Wescley Jorge
Fotos: Bruno Brandão , Joelton Barboza, Thiago Freitas


HGWA tem diversos projetos que promovem a segurança do paciente

segurança do paciente é algo primordial nas unidades hospitalares. É com ela, em que os profissionais se baseiam para o cuidado integral ao paciente. Atualmente, existem seis metas principais que envolvem a identificação correta das pessoas, a melhoria da comunicação na prescrição e uso de medicamentos, na cirurgia segura, higienização das mãos e redução de riscos de quedas. Devido à sua importância, em abril se celebra o mês da segurança do paciente. As unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) prepararam uma programação para lembrar a data.

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), na Messejana, vários projetos voltados para a segurança do paciente já foram implementados. Em 2021, a unidade foi selecionada no projeto ‘Paciente Seguro’, do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Por um ano, a unidade recebeu consultoria e compartilhou suas experiências na implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente. Há ainda no local uma Comissão de Segurança do Paciente (Cosep) com reuniões semanais que resultam em caminhadas de segurança que priorizam diariamente observar o efeito da segurança em todos os âmbitos do cuidado ao paciente.

Com base na participação de projetos nacionais, como o ‘Paciente Seguro’ e o ‘Saúde em nossas mãos’, em 2022, o HGWA iniciou um projeto de melhorias visando à excelência no atendimento e na execução de protocolos de segurança do paciente. A ação envolveu 25 setores do equipamento – do administrativo ao assistencial e adaptou todos os aprendizados recebidos em âmbito nacional no desdobramento das ações propostas.

O Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), do HGWA, é responsável por acompanhar todos os trabalhos em prol da temática. A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, pontua algumas ações importantes que o hospital já passou e reforça a importância em sempre debater o tema.

“A segurança do paciente é a forma que temos como garantir que ele seja tratado da doença que fez ele vir a ser hospitalizado e não de uma doença ou falha que porventura possa ocorrer no ambiente hospitalar e prolongue a sua internação. A segurança garante que os processos hospitalares sejam feitos da forma como se deve. Que o paciente seja identificado adequadamente, que ele receba a medicação que foi prescrita, que o paciente que vá ser operado tenha a cirurgia que foi proposta para o seu tratamento adequadamente, que a higiene das mãos seja cumprida para garantir uma assistência segura, entre outros cuidados”, reforça Filizola.

HRVJ realiza encenação teatral para reforçar importância da segurança do paciente


Companhia de teatro do HRVJ encenou admissão de uma paciente que necessitava de cirurgia

No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, durante a reunião do colegiado gestor, ocorrida no último dia 3, houve uma encenação da Companhia de Teatro da unidade, integrada pelos membros da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep). A ação teve como objetivo tratar do tema comunicação efetiva e a sua importância no âmbito hospitalar, em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado no dia 1º de abril.

Os membros encenaram a admissão de uma paciente que necessitava de cirurgia, mas que não houve uma comunicação efetiva entre os serviços, gerando a suspensão do procedimento. Além disso, foi apresentado um vídeo contendo um caso real de evento adverso grave ocorrido no Reino Unido, ocasionado por diversas falhas de comunicação. Após o vídeo e a encenação, os gestores discutiram as oportunidades de melhoria na comunicação que foram identificadas. Também houve roda de conversa com os gestores médicos com a mesma temática.

HSJ promove intercâmbio de conhecimentos sobre assunto em evento

Hospital São José (HSJ) realiza no dia 19 de abril o II Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. Organizado pelo setor de mesmo nome, o evento visa proporcionar insights e promover intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes.

O encontro leva a temática “Como podemos contribuir para o fortalecimento da Segurança do Paciente?” e reúne profissionais de diversas áreas da saúde, tanto do próprio hospital quanto da Sesa, em um compartilhamento de saberes.

“O NQSP desempenha um papel fundamental na Gestão da Qualidade como uma ferramenta permanente de aprimoramento institucional. Ao reorganizar práticas e diminuir riscos para pacientes, profissionais e colaboradores, o setor contribui significativamente para a segurança e eficiência dos serviços prestados”, ressalta Glaura Fernandes, médica e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HSJ.

Casa de Cuidados treina profissionais de saúde

Casa de Cuidados do Ceará (CCC) promoveu, entre os dias 2 e 3 de abril, o treinamento “Alcançando as metas para a segurança do paciente” para enfermeiros e técnicos de enfermagem do equipamento de saúde. A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Qualidade e pelo Núcleo de Educação Permanente.

“Nosso intuito foi revisar as metas de segurança do paciente com os colaboradores, em um formato mais dinâmico e interativo”, explica Renata Gomes, analista de educação permanente. A programação continua nos dias 10 e 11 de abril com o tema “Notificação: entendendo sobre conceitos e classificação de eventos” para toda a equipe multidisciplinar da unidade.

Hospital de Messejana tem programação alusiva à data

No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), o mês de abril não será diferente e uma série de iniciativas serão dedicadas à campanha nacional. Coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), a programação visa estimular a adoção de práticas seguras e promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da unidade.

No dia 9 de abril, os profissionais se engajaram na discussão sobre “Adesão às Práticas de Segurança do Paciente nas enfermarias”, durante uma sessão clínica multiprofissional, promovida pela Educação Permanente. Nos dias 17 e 18, está previsto um momento dedicado à segurança na Terapia Infusional, que contará com a participação da equipe NQSP e do Time de Acesso Venoso da unidade.

A programação continuará nos dias 23 e 24 com a apresentação dos resultados da Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente, além de stands informativos sobre hemovigilância.

Para o médico e coordenador do NQSP do HM, José Diógenes Marques, as ações demonstram o esforço conjunto e destacam o compromisso do HM em promover um ambiente de cuidado seguro e de qualidade para todos os pacientes. “Estamos sempre reforçando a importância da constante atualização e aprimoramento das práticas clínicas por parte dos nossos profissionais”, reforça.

Samu 192 Ceará realiza palestra on-line

Dentro da programação do Samu 192 Ceará, ocorre um momento em alusão ao mês da Segurança do Paciente no dia 18 de abril, às 19h. Será uma palestra com o tema: “Aprimorando a Segurança do Paciente: o Papel Crucial da Comunicação Padronizada no Samu 192 Ceará”, proferida pela enfermeira Cláudia Araripe. A exposição é aberta ao público interessado e será on-line. As inscrições podem ser realizadas através de link.

HGCC promove ações educativas com trabalhadores da unidade


HGCC tem programação voltada para trabalhadores da unidade

No mês voltado para as ações destinadas à segurando paciente no Brasil, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)  terá uma programação que contempla palestra discursiva e interativa para os profissionais da unidade e ações em todas as áreas do hospital. Em 2024, o tema nacional é “Comunicação e Trabalho em Equipe”. A temática a ser trabalhada no HGCC segue a nacional, que visa incentivar os profissionais de saúde no engajamento e compartilhamento de experiências relacionadas à comunicação eficaz e ao trabalho em equipe.

A programação, marcada para 24 de abril, inclui a palestra “Normalização do Desvio e Comunicação”, ministrada pela enfermeira Roberta Meneses Oliveira e ações educativas nas enfermarias, bem como em outros ambientes do hospital. Serão abordados assuntos como o instrumento SBAR, que significa Situação, Histórico, Avaliação, Recomendação, técnica utilizada para facilitar a comunicação rápida e apropriada; e a Identificação Segura do Paciente.

LEIA TAMBÉM: Hospitais da Saúde do Ceará alcançam 100% de conformidade em avaliação nacional das práticas de segurança do paciente