Hospitais da Rede Sesa integram projeto da Anvisa relacionado à higienização de mãos

15 de março de 2024 - 15:35 #

Assessoria de Comunicação do HGWA, HGCC, HRN, HRC, HRSC, HRVJ, HSJ Texto: Bruno Brandão, Wescley Jorge, Teresa Fernandes, José Avelino Neto, Joelton Barboza e Filipe Dutra Fotos: Bruno Brandão e Thiago Freitas

Higiene das mãos é medida de prevenção e controle de infecções (Foto: Thiago Freitas)

Sete hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) foram selecionados para o Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente 2024. Com acompanhamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o projeto visa avaliar o impacto da implementação da estratégia nos indicadores de higiene das mãos como medida de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). A primeira visita presencial do órgao nacional ocorreu nesta sexta-feira (15) no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), na Messejana, com representantes de todos os hospitais participantes no Ceará.

A Anvisa selecionou hospitais públicos, privados ou filantrópicos de todo país com Unidade de Terapia Intensiva – UTI (adulto, pediátrica e neonatal). Da Rede Sesa, participam, além do HGWA: o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e os hospitais regionais: do Cariri (HRC), Regional Norte (HRN), Sertão Central (HRSC) e Vale do Jaguaribe (HRVJ). Todas as unidades possuem ações de impacto que já auxiliaram no aumento da adesão da higienização das mãos.

Além da Anvisa, o projeto conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

HGCC já realiza ações para fortalecer segurança do paciente

Luz fluorescente é utilizada para demonstração da forma correta de higiene das mãos (Foto: Thiago Freitas)

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), a Unidade de Terapia Intensiva Adulto será o ambiente de atuação do projeto. Composta por 12 leitos, é uma unidade de terapia de um hospital terciário, de alta complexidade. São pacientes que demandam monitoramento constante.

De acordo com Valcides Pio, enfermeiro coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a participação do HGCC no projeto vai fortalecer as práticas de higienização das mãos. “A estratégia é capaz de aumentar a taxa adesão dos trabalhadores, a melhoria nos indicadores de controle de infecção hospitalar, a promoção de cultura de segurança do paciente, por meio de ações de prevenção de infecção e a promoção práticas seguras de assistência”, afirma.

Para o fortalecimento da cultura de higienização correta das mãos, o HGCC, por meio do SCIH, realiza ações destinadas às mais diversas profissões da saúde, no contexto hospitalar. Entre elas, o monitoramento mensal e bimestral sobre prática correta de higiene de mão, o monitoramento e troca dos dispositivos de dispensação de soluções (álcool gel e sabonete líquido) e o monitoramento de higiene dos frascos para soluções antissépticas nas unidades, com identificação correta.

São realizadas ainda sessões de educação permanente sobre prática correta de higiene de mãos, atividades lúdicas com a equipe multiprofissional e rondas com apresentação dos dados da enfermaria de Hematologia. Nas ações, são utilizadas técnicas demonstrativas para alertar os profissionais, com a luz fluorescente para demonstração da forma correta de higiene das mãos. Por fim, capacitações das equipes e o empoderamento do paciente oncológico sobre a forma correta de higiene das mãos.

No HGCC, o projeto vai contemplar, inicialmente, 105 profissionais, sendo 44 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros, 14 fisioterapeutas, 26 médicos e seis agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.

HGWA realiza atividades educativas

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara realiza ações em prol da adesão ao protocolo de Higienização das Mãos (Foto: Bruno Brandão)

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), na Messejana, são realizadas durante o ano diversas ações em prol da adesão ao protocolo de Higienização das Mãos. Em 2023, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu um torneio com o tema “Quer reduzir a infecção? Higienizar as mãos é a solução”. A ação teve o objetivo de promover durante todo o ano uma série de atividades educativas dentro de uma programação com dinâmicas e interação entre os setores. Ao final, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto foi a grande vencedora.

Primeira visita presencial da Anvisa ocorreu neta sexta (15), no HGWA,  com representantes de todos os hospitais participantes do projeto no Ceará

Para o médico infectologista e coordenador da SCIH do HGWA, Braúlio Matias de Carvalho, o sentimento é de entusiasmo para a participação da unidade no projeto da Anvisa. “Foi uma felicidade muito grande estar entre os selecionados para participar dessa implementação. Higienização das Mãos é uma das medidas mais importantes para a segurança do paciente. É importante estabelecer o clima de segurança para o cuidado dos nossos pacientes, com envolvimento de líderes, para que todos permaneçam com a higiene de mãos como primordial e de alta segurança para os nossos pacientes”, pontua.

HSJ participa pela segunda vez do projeto

No Hospital São José (HSJ), a iniciativa envolve a elaboração de protocolos e rotinas de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e higiene das mãos, além de capacitação e treinamentos das equipes multiprofissionais sobre essas medidas e a realização de vigilância ativa e auditorias internas.

“Com esse projeto, esperamos somar esforços às nossas ações, com aumento na adesão às medidas de prevenção de Iras e redução das taxas de infecção”, ressalta Evelyne Girão, coordenadora do SCIH da unidade.

HRC na prevenção das Iras

Segundo a enfermeira coordenadora do SCIH do Hospital Regional do Cariri (HRC), Débora Duarte, a unidade busca prevenir e controlar as infecções e orienta, sempre, realizar a higiene das mãos no momento oportuno e da maneira correta durante a assistência ao paciente.

“Para o HRC, a importância em participar deste projeto é de fortalecer uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos seja fundamental para a prevenção e controle das infecções”, ressalta.

HRN reforça conscientização sobre higienização das mãos entre acompanhantes de pacientes

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, há frequentes ações de conscientização acerca do protocolo de higienização das mãos com blitze entre os colaboradores. Há ainda ações educativas destinadas aos acompanhantes de pacientes.

Organizadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com o Centro de Estudos do HRN, pretendem reforçar a conscientização sobre a correta higienização das mãos entre os acompanhantes de pacientes.

“Essas ações são importantes para que possamos sensibilizar profissionais de saúde e sociedade quanto a importância desse ato tão simples, mas de tanto impacto na prevenção de infecções e disseminação de doenças”, ressalta a coordenadora da SCIH, Diana Karla Muniz Vasconcelos.

Protocolo de higienização: HRSC cumpre 85% da meta pela décimo sexto mês consecutivo

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), a higienização das mãos é considerada um pilar dentre os protocolos de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Esse trabalho é realizado desde a abertura do hospital e repassado ao colaborador, tornando algo cultural na unidade. Prova disso estão nos indicadores: há 16 meses consecutivos, o HRSC tem conseguido permanecer acima da meta de 85% no protocolo de higienização das mãos.

A unidade que fica em Quixeramobim já participa do projeto da Anvisa pelo segundo ano, e tem visto a cultura de higienização das mãos ser fortalecida.

“Uma melhoria considerável foi a inclusão de multiplicadores nesse processo. O que antes era feito somente pela equipe do SCIH, com a chegada dessa iniciativa, nós conseguimos captar colaboradores da assistência para contribuir na observação desse protocolo em unidades como UTI adulto e neonatal”, explica a coordenadora da SCIH do HRSC, Ana Amélia Farias.

HRVJ visa redução das infecções

No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, o projeto nacional tem como objetivo incorporar a higiene das mãos como parte integrante da cultura da unidade e é um dos fatores essenciais para a redução das Iras.

A enfermeira do SCIH, Érica Rodrigues, explica que a higienização das mãos é a principal medida para prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Ela destaca que, embora a ação da higiene das mãos seja simples, a falta de adesão entre os profissionais de saúde continua sendo um problema em todo o mundo.

“A proposta é reduzir tanto a propagação de infecções e micro-organismos multirresistentes quanto o número de pacientes adquirindo Iras preveníveis, e, assim, evitar o desperdício de recursos e salvar vidas. Assim, o serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde do HRVJ pretende fortalecer essa prática nas unidades de terapia intensiva com adesão ao projeto”, pondera.