Hospital César Cals promove ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos

6 de maio de 2025 - 09:11

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado no dia 5 de maio, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu uma programação especial voltada para a conscientização sobre a importância da higienização correta das mãos. Na segunda-feira (5), a ação, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), buscou envolver profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes com atividades interativas e educativas.

Durante toda a manhã, instalações na área comum do hospital, com estações interativas chamaram a atenção de quem passava pelo local. Entre os destaques, estavam o teste da luva com luz negra — que evidencia a presença de microrganismos invisíveis a olho nu —, demonstrações da técnica correta de higienização com álcool em gel e vídeos educativos simulando atendimentos, conectando teoria e prática.

Para a enfermeira da Casa da Gestante, Cacilda Ferreira, reconhece a necessidade de que aconteçam essas ações porque sempre reavivam os passos que devem ser seguidos para a correta lavagem das mãos. “Ver na prática a eficácia da lavagem das mãos é um diferencial, porque a gente percebeu que ao utilizar as luvas, principalmente as luvas de procedimento, elas têm uns micros poros, umas aberturazinhas que realmente a gente pode se contaminar ou então levar a contaminação das mãos para outras pessoas. Ou seja, a gente deve sempre lavar as mãos antes e após usar as luvas”, reconhece.

Totens representando microrganismos também foram distribuídos estrategicamente pelo hospital, alertando para os riscos da má higiene das mãos. Já no período da tarde, a ação se estendeu a todas as unidades do HGCC, com atividades como quiz educativo, distribuição de caça-palavras temáticos e sinalizações visuais reforçando a prática como ferramenta essencial na prevenção de infecções.

O coordenador do SCIH, Valcides Pio, destacou a importância global da data e o papel da campanha de 2025, cujo tema é “Luva às vezes, higiene das mãos sempre”. A iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) busca conscientizar sobre o uso responsável das luvas, sem deixar de lado a obrigatoriedade da higienização das mãos antes e depois do uso desses equipamentos.

“É fundamental que os profissionais de saúde entendam que as luvas não substituem a higiene das mãos. A lavagem correta com água e sabonete líquido ou o uso de álcool a 70% são indispensáveis para garantir a eliminação de microrganismos que comprometem a segurança dos pacientes”, afirmou Valcides.

Como parte da rotina hospitalar, são realizadas capacitações conduzidas pela Comissão de Controle de Infecções do hospital e pela equipe do SCIH. O objetivo é reforçar as boas práticas entre os profissionais de saúde. Dispositivos com álcool em gel são disponibilizados em todo o hospital, incentivando a adesão à prática no cotidiano hospitalar.

A ação integra as atividades contínuas da instituição para reduzir os índices de infecções hospitalares e garantir mais segurança e qualidade no atendimento. “As mãos são um dos principais veículos de transmissão de microrganismos patogênicos. Promover a conscientização é um passo essencial para proteger a saúde de todos”, concluiu o coordenador.