Hospital César Cals discute saúde mental entre pacientes e profissionais

16 de janeiro de 2024 - 09:48

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Como reconhecer os sinais de alerta sobre a saúde mental? Para ajudar a responder essa questão, o Serviço de Psicologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará, promoveu a palestra “Comportamento Suicida: sinais e manejo”. O evento foi realizado na segunda-feira (15), no auditório do Bloco 700, e buscou capacitar a equipe multiprofissional da unidade sobre o tema e promover uma discussão sobre saúde mental.

A palestra faz parte do Janeiro Branco – campanha que escolheu o primeiro mês do ano para a conscientização sobre a saúde mental e emocional. Tem o propósito de abordar a prevenir doenças relacionadas ao excesso de trabalho, estresse, ansiedade entre outras.

Durante palestra, a psicóloga Alessandra Silva Xavier, fundadora e professora doutora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), conversou sobre como a sociedade estimula um cenário de ritmo frenético de atividades, em que o trabalho deve ser realizado até exaustão e sem espaço para o ócio ou frustração, uma vez que as pessoas são obrigadas a serem felizes.

Ao trazer esse debate para o HGCC, é preciso ter atenção às escalas de trabalho.  “Elas devem ser pensadas com muito cuidado, pois, muitas vezes, a gente sacrifica o espaço de sono, lazer, as atividades físicas, a boa alimentação e as possibilidades de vínculo. A saúde vai enfraquecendo e, quando percebe, o profissional está em um quadro de Burnout, transtorno de ansiedade ou depressivo”, contextualiza.

Para a psicóloga, o manejo desse cenário deve ser contínuo e constante, impossibilitando que situações, como cansaço, pressão, excesso de trabalho, fiquem sem o devido cuidado e venha a escalonar para o adoecimento.

Em sua provocação, Alessandra Silva Xavier questiona qual é a construção de uma política de saúde mental construída pelo Hospital para seus pacientes e profissionais de saúde? “Saúde mental não é só para o espaço do CAPS. O Hospital, como integra a rede de atenção psicossocial, é muito importante que sua equipe esteja preparada para os cuidados emocionais da própria equipe e, também, dos seus pacientes”, reflete.

O HGCC busca promover constantes atividades para beneficiar os profissionais, abordar assuntos referente a atuação profissional.  O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) está em atuação nessas questões voltadas para a saúde do Trabalhador.