Dia D promove momento de informação e emoção no HGCC
11 de outubro de 2023 - 16:12
Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas
O Dia D contra o câncer de mama no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi marcado por muita informação e emoção. O momento realizado, nesta quinta-feira (11), contou com a palestra do mastologista Antonio de Pádua Almeida Carneiro e com uma apresentação musical no auditório da unidade hospitalar para recepcionar os profissionais que fizeram questão demonstrar apoio à causa e se vestiram de cor de rosa.
A palestra “Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama” teve início e buscou conscientizar a todas as mulheres e homens sobre a importância de realizar exames e autoexames regularmente. “Quando o nódulo é palpável, ele já tem mais de um centímetro. A mamografia anual para mulheres acima dos 40 anos consegue detectar tumores menores do que um centímetro, o que significa diagnosticar a doença precocemente, em seu estágio primário”, explicou o mastologista Antonio de Pádua.
O evento contou ainda com a presença da Direção-Geral do HGCC. Lucíola Lavor, diretora médica do Hospital, parabenizou os profissionais envolvidos com a decoração da unidade e destacou a importância do tratamento precoce com forma de combater o aumento do câncer de Mama. Adriano Veras, diretor-geral do HGCC, complementou a informação e destacou que, no Brasil, há uma expectativa de que 17 mil mulheres tenham câncer de mama. “É um número muito alto. É preciso que as mulheres sejam inteligentes e vençam o medo de fazer uma mamografia ou de receber um diagnóstico para que possamos cuidar mais da a saúde da mulher”, pontuou Adriano Veras.
O Dia D contou ainda com o depoimento de duas mulheres que superaram a doença. A empresária Antonieta Maria Cosmo, de 50 anos, e a autônoma Ana América Pimentel, de 57 anos, contaram suas histórias, emocionando a todos. “Eu gostaria muito de enfatizar a importância do SUS, que é tão criticado. No momento mais difícil da minha vida, fui aconselhada por uma médica da rede privada a me tratar no SUS. Eu fui ao SUS e tive todo o tratamento gratuito. Estou bem três anos depois do meu diagnóstico e continuo recebendo tratamento pelo César Cals”, compartilhou Antonieta Cosmo.
A programação no HGCC segue e conta ainda com a sensibilização de profissionais, pacientes e acompanhantes, atividades educativas, que acontecem nos setores de internação, bem como no setor ambulatorial nos dias 16, 17 e 18 de outubro.