HGCC promove palestras sobre assédio moral na Sipat 2023

22 de novembro de 2023 - 09:38

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, na terça-feira (21), programação alusiva à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2023. Esse ano, o evento apresentou palestras sobre assédio moral, no auditório do Bloco 700. Durante todo o dia, foram promovidas ações de cuidados para os colaboradores e a exibição de mural educativo sobre a importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Adriano Veras, diretor-geral do Hospital, participou da abertura da Semana e destacou a importância de compreender o assédio moral para coibi-lo. “O assunto é grave. O assédio, geralmente, adoece as pessoas. Essa violência atinge o indivíduo na sua dignidade e as gestões precisam criar canais de diálogo e de denúncia, para combater essa prática”, pontua.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), setor do HGCC responsável pela Sipat 2023, convidou dois profissionais para ajudar na conscientização sobre o tema.

Carlos Eudenes, advogado trabalhista, explicou que o assédio moral é considerado, pela legislação brasileira, um ato ilícito civil e que acontece silenciosamente nos locais de trabalho. “É importante que, cada vez mais, se fale sobre o assédio, porque ele tem consequências na saúde do trabalhador, tanto na saúde mental quanto física, e compromete o relacionamento do servidor com os colegas de trabalho, com a família”, enumera. Carlos Eudenes exemplificou ainda formas de assédio moral e dicas de como registrar a ocorrência nessas situações.

Já Eilane Lourenço, historiadora e integrante da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral do Ceará, trouxe o conceito de assédio moral. “É a ação, gesto ou palavra direcionada com intuito de constranger ou humilhar alguém repetidas vezes”, define.

Durante palestra, ela expôs ainda particularidades sobre o tema, os tipos de assédio e destacou a importância de uma denúncia estruturada. “É imprescindível que a vítima denuncie, anote – com detalhes – o que ocorreu, o local, quem pode ser considerado testemunha, o horário, quem foi a vítima e os relate nos devidos canais de denúncia da Controladoria Geral do Estado (CGE), pois assim teremos meios para investigar”, explica.

Eilane Lourenço também pediu os profissionais de saúde que façam uso da ouvidoria não só para fazer denúncias, mas para elogiar e reconhecer o bom trabalho de seus colegas de trabalho. Ações como essa ajudam na promoção de um bom clima no ambiente de trabalho.

 

Canais de Ouvidoria

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