Colaboradoras do HGCC se doam ao trabalho no Serviço Público

1 de novembro de 2022 - 16:44

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são diversas as áreas de atuação. Por trás da assistência direta em saúde, muitos não conhecem os rotos ou mesmo o nome de quem trabalha diariamente para que o paciente seja beneficiado, mesmo sem o contato direto e em profissões que nem são imaginadas.

Francisca Maria Alcântara Matias está no HGCC desde 1983. São quase 40 anos em dedicação diária e contínua. Assim como ela, tantas outras pessoas se empenham para oferecer o melhor ao paciente. Carinhosamente chamada por Tika, ela começou no HGCC no Almoxarifado, passou pela Gestão de Compras, onde se tornou gestora, tendo retornado ao Almoxarifado, como coordenadora.

Foram muitas mudanças ao longo desses quase 40 anos. “Aqui tudo era manual, a gente trabalhava com fichas. Veio a parte de sistemas, o que melhorou muito. As licitações também deixaram de ser manual. Havia coisas que não existia, muitos serviços, como Serviço Social noturno”, lembra.

Muita coisa foi aprendida ao longo dos anos de trabalho. Foi no HGCC que várias habilidades se tornaram possíveis. “Eu não sabia fazer um gráfico. Eu aprendi lá no CEAP (Centro de Estudos). Havia também pessoas que não sabiam nem assinar o nome. Teve um projeto para a gente alfabetizar. Há pessoas hoje que aprenderam a fazer o nome comigo”, orgulha-se Matias.

Atualmente, como coordenadora do setor de Almoxarifado Geral, Francisca Alcântara ressalta o amor que tem pelo HGCC. “Tudo o que eu faço pelo hospital, tudo que eu já fiz, eu faço por amor, porque eu gosto. O Hospital me fez muito bem. Tem que ter vontade, tem que ler, ter compromisso. E é o que eu tenho. É uma coisa que é sua.”

A relação dela com o Hospital e com o trabalho de servidora pública é estreita. Situações enfrentadas na vida foram resolvidas por conta de sua entrega ao trabalho. “Você tem que encontrar a felicidade em algum lugar. Eu amo o que eu faço e teve uma coisa que me salvou. Eu foquei no meu trabalho, porque eu já gostava. Eu soube levar essa coisa pessoal (problema) por causa do trabalho. Foi aqui que eu consegui fazer isso passar”, finaliza Matias.

“Todo dia, eu fico com aquela ansiedade pensando em como é que vou viver sem estar aqui no (Hospital) César Cals. São 45 anos. É muito tempo.” Essas palavras acompanham  Maria de Lourdes Almeida Aguiar nos últimos tempos por conta da aposentadoria que se aproxima. Aos 75 anos, 45 deles dedicados ao trabalho, ela já projeta o que fará quando iniciar a aposentadoria.  Vou guardar no meu coração o tempo que passei aqui. “Vou cuidar dos meus netinhos, fazer os trabalhos na igreja,  caminhada”, projeta Maria de Lourdes.

O primeiro dia dela no HGCC foi em 9 de fevereiro de 1978. O primeiro setor em que ela atuou foi nos Serviços Gerais. Logo depois, passou a colaborar no setor de Nutrição, ajudando na dispensação de insumos. Essas atividades foram temporárias, pois passou a atuar com agente administrativa. Depois de dois anos, foi transferida para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), onde passou dois anos.

Quando retornou ao HGCC, há 35 anos, começou sua atuação no Bloco 400 de alojamento conjunto, onde a puérpera fica internada com seu recém-nascido. “Eu sou agente administrativa daqui e sou responsável pela organização dos prontuários. Muita coisa mudou. Não tinha tanto paciente assim, agora tem muita gente e é muito rotativo aqui”, destaca.

Para Maria de Lourdes, o trabalho no Hospital César Cals foi muito importante e essencial em sua vida. A boa convivência e o carinho de todos são sentidos diariamente. “Eu gosto demais, muito mesmo, bastante (do HGCC). Vivi bons momentos e ainda vivo. Nunca tive problemas aqui. Todo dia recebo carinho das minhas colegas. Vou sentir falta”, finaliza.

O Dia do Funcionário Público é comemorado em 28 de outubro. Foi instituído pelo artigo 236 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e reconhece em todo território nacional a importância da atuação dos trabalhadores de instituições públicas.