Sesa vacina crianças, adolescentes e jovens contra sarampo sábado, 28

27 de março de 2015 - 07:52

A Secretaria da Saúde do Estado vai abrir as portas neste sábado, 28, dia D de mobilização da vacinação nos municípios de Fortaleza e Caucaia. Das 8 às 17 horas vai vacinar crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade. É uma agenda de saúde para grupos de amigos irem juntos até a vacinação na Sesa. É também uma boa oportunidade para servidores públicos, aproveitando a folga do trabalho do sábado, levarem filhos, netos e sobrinhos para serem vacinados e ficarem livres do surto de sarampo. A Secretaria da Saúde do Estado fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, em frente ao TRE.

Desde a última segunda-feira, 23, começou a campanha de intensificada da vacinação contra o sarampo em Fortaleza e Caucaia e vai até o dia 18 de abril. A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o sarampo até 29 anos de idade se deve a alta incidência da doença entre a população de 5 a 29 anos. Do total de 86 casos de sarampo confirmados este ano no Estado, em 44 casos, 55,6% do total, as pessoas tinham de 5 a 29 anos.

Com o surto, 785 pessoas tiveram a doença desde o primeiro caso, no dia 25 de dezembro de 2013, até agora em 37 municípios cearenses. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível de pessoa a pessoa através de secreções ao falar, tossir e respirar. Provoca pneumonia, problemas na visão e nos ouvidos e pode até matar. Diferente de outras doenças, como a dengue, o sarampo tem vacina, há como se proteger da doença. Então, é simples. Basta ir aos postos e ser vacinado. A vacina é a única forma de se proteger do sarampo.

Veja onde se vacinar em Fortaleza e Caucaia

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara