Festa junina anima mães do Acolhimento Materno no Hospital Geral César Cals
28 de junho de 2024 - 09:56
Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas
Os participantes do serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) participaram dos festejos juninos
As mães e pais participantes do serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em mais uma ação humanizada, participaram dos festejos juninos nesta quinta-feira (27). Tudo foi preparado para envolver os pais que seguem em acompanhamento aos filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Convencional (UCINCo).
A confeiteira Keyvi Anne da Silva Cruz Monteiro, 33, está no HGCC, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, desde que o filho nasceu, em 14 de abril. Após a sua alta hospitalar, ela permanece vindo diariamente ao hospital para participar dos cuidados dele. Para Keyvi Anne, poder festejar com as outras mães e a equipe multiprofissional foi um momento de descontração.
“Foi um momento junino especial. A gente até pode estar reunido com as mãezinhas, porque passamos o dia aqui, com o nosso filho, para ficar mais perto e juntinho deles, e às vezes, na correria do dia, não pode ter essa comunhão lá fora. Então é muito importante para nós termos esse suporte, essas descontrações”, destacou Monteiro.
A festa contou com comidas típicas, decoração junina, brincadeiras, forró, sessão de fotos e muita animação. “Hoje nós promovemos a participação das mães, dos pais, com comidas típicas, com dança, com brincadeira, o forró. É um momento agradável, que estreita os laços entre o profissional e o usuário da Rede SUS, no caso, os pais. Eles ficam mais à vontade, inclusive, para tirar dúvidas, para conversar acerca dos seus filhos, porque tem esse estreitamento”, garante terapeuta ocupacional, Cláudia Hemerita, coordenadora do serviço.
A festa contou com comidas típicas, decoração junina, brincadeiras, forró, sessão de fotos e muita animação
A profissional destaca ainda a promoção dessas ações e a importância delas para os pais. “Nós temos todo esse cuidado de decorar o espaço em todas as datas comemorativas. Como estamos nos festejos juninos, nós decoramos toda a sala, para que eles possam se sentir bem mais acolhidos, como a extensão de sua casa, tirar um pouquinho essa preocupação, o contexto que estão vivendo, a hospitalização dos filhos e a permanência muitas vezes duradoura”, ressalta Hemerita.
O Acolhimento Materno é um serviço do Hospital César Cals que favorece o cuidado dos bebês da Unidade Neonatal. Acolhe principalmente mães que passam o dia no hospital e recebem alimentação, incentivos ao aleitamento materno, participam de atividades de Terapia Ocupacional, educativas e de orientação quanto à importância da amamentação, entre outros.