Hospital César Cals passa a integrar a Rede Universitária de Telemedicina

20 de fevereiro de 2014 - 10:50

O Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, dá mais um passo nas ações de ensino em saúde e passa a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A solenidade de inauguração do núcleo HGCC será conjunta com o Hospital São José, também da rede Sesa, e a Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, e acontece na próxima quarta-feira, 26, às 10h (horário de Brasíli), no Auditório II do Centro de Estudos, na Avenida do Imperador, 372, Centro.

A integração do hospital a outras instituições de saúde, universidades e hospitais de ensino, por meio de videoconferência da rede Rute, permitirá a realizações de capacitações, formação, troca de conhecimentos e experiências entre os lugares mais distantes. Ainda será possível a transmissão de sessões clínicas integradas, discussões de casos clínicos e pareceres, formações e atualizações do Banco de Leite Humano, a partir da interação com outros bancos do Brasil, entre tantas outras ações de ensino a distância.

“A importância maior é difundir as discussões diagnósticas e terapêuticas dos pacientes, na maior parte das vezes, complexas e das mais variadas especialidades clínicas, cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas”, ressalta José Walter Correia, diretor médico do HGCC. Ele afirma ainda que essa tecnologia favorecerá o fortalecimento da educação continuada, especialmente quando se considera a interiorização do ensino médico.

O HGCC confirma sua referência e tradição em ensino e pesquisa, por meio da formação de profissionais da saúde, bem como no fomento à pesquisa científica e com a participação na Rede Universitária de Telemedicina segue adiante da disseminação do conhecimento clínico. Com a inauguração do núcleo Hospital Geral César Cals e do Hospital São José, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará terá quatro unidade hospitais integrantes da rede. Atualmente, o Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Infantil Albert Sabin já fazem parte.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals