Implantação do QualiSUS-Rede no Ceará começa pelo Cariri

22 de novembro de 2011 - 19:28

Os municípios da Região Metropolitana do Cariri iniciam nesta sexta-feira, 25 de novembro, o processo de implantação do projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), com a realização de reunião no hotel Verdes Vales, das 8 às 17 horas para definição do cronograma e agenda de atividades. Participarão da reunião convocada pela Secretaria da Saúde do Estado os secretários municipais de saúde dos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Vela, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri), além dos coordenadores e técnicos da 20ª e da 21ª Coordenadorias Regionais de Saúde da Sesa.

A Região Metropolitana do Cariri está entre as 15 regiões selecionadas em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde como locais estratégicos e prioritários para a implantação do QualiSUS-Rede. O projeto objetiva apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estruturado por meio de redes de atenção a saúde.Prevê a implantação, até junho de 2014, de pelos menos duas redes temáticas de atenção à saúde, entre elas a Rede Cegonha e a rede Saúde Toda Hora, que já começou a ser estruturada pela Secretaria da Saúde do Estado em todo o Ceará. O QualiSUS-Rede tem financiamento do Banco Mundial e prevê recursos de R$ 12,9 milhões para a Região Metropolitana do Cariri.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha, lançada em março pela presidenta Dilma Rousseff, é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. As medidas previstas na Rede Cegonha, que serão coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas por estados e municípios, abrangem a assistência obstétrica e infantil. Para a construção desta rede de cuidados, o Ministério da Saúde já anunciou que investirá R$ 9,397 bilhões até 2014.

Rede Saúde Toda Hora

A Rede Saúde Toda Hora incorpora as Redes de Atenção às Urgências no SUS, formadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as emergências dos hospitais da rde. As UPAs oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Elas funcionam como unidades intermediárias aos hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de emergência no SUS. As unidades também atendem integradas ao SAMU 192. Ao atender um chamado de urgência, os atendentes do SAMU prestam o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.

No Ceará, a estruturação da Rede Cegonha e a Rede de Atenção às Urgência deve contar, conforme proposta da Sesa,  com 20 hospitais distribuídos entre as quatro macrorregiões de saúde do Estado. A rede Saúde Toda Hora contará, também, com 32 UPAs 24 horas e quatro polos do SAMU 192 que garantirão a universalização do serviço. Com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Polo 1 do SAMU, formado por 41 municípios e estruturado a partir do SAMU Litoral Leste, foi inaugurado no dia 11 de agosto deste ano. Estão sendo estruturados, ainda, o Polo Cariri (49 municípios), Polo Sertão (32 municípios) e Polo Norte (61 municípios). Para a universalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entre unidades de suporte básico e UTI móveis.

No último dia 4 de novembro, em Maranguape, foi inaugurada a primeira UPA 24 horas do Ceará. Integra o conjunto de 32 UPAs em instalação no Estado. Há quatro UPAs 24h com as instalações já prontas na capital e mais três na Região Metropolitana em Eusébio, Caucaia e Horizonte. Para discutir com os municípios a implantação das redes de atenção à saúde, a Coordenadoria das Regionais de Saúde da Sesa realizará nos dias 23, 24 e 25 deste mês e de 2 a 5 de dezembro reuniões com as coordenadorias das macorregiões de saúde do Cariri, Sertão Central, Sobral e Fortaleza para apresentação dos planos de ação da Secretaria da Saúde do Estado. As reuniões serão realizadas no auditório da 1ª CRES, em Fortaleza, Rua Olavo Bilac, 1.200, Presidente Kennedy.