Cinesioterapia laboral completa um ano de atividades no HGCC

13 de junho de 2011 - 14:40

A jornada de trabalho em um hospital de grande porte como no Hospital Geral Dr. César Cals é intensa, com muitas responsabilidades para atender aos usuários de uma maneira especial e humanizada. Por essa razão, é importante que a instituição possua um programa voltado para o bem-estar de seus funcionários. No HGCC, a cinesioterapia laboral é um deles, e há um ano possibilita momentos de relaxamento, alongamento, com músicas, ginástica e massagens, tudo pensado para promover um momento de cuidados com aqueles que cuidam.

Ao todo, são 18 turmas, divididas em 28 sessões semanais. Desde quando iniciou, há um ano, mais de cinco mil funcionários participaram das sessões. Por mês, quase 500 pessoas realizam as atividades sugeridas no programa.

Dyêggo Carvalho, fisioterapeuta responsável, conta que a cinesioterapia laboral é um programa de prevenção de doenças ocupacionais desenvolvido por meio de momentos de descontração que implica em benefícios para a saúde dos funcionários, no bem-estar físico e mental e na melhoria da relação interpessoal. “Acontece uma maior interação entre os funcionários do mesmo setor quanto de outros setores”, destaca. Segundo ele, são utilizados vários materiais que proporcionam exercícios completos e intensos, como balões para trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora, bolas suíças, utilizadas no método de pilates, bastões, bolas de massagem para as mãos e para o corpo. Com isso, a atividade fica ainda mais atrativa.

Para a funcionária Raimunda Estevam de Lima, do setor de Rouparia, o horário da cinesioterapia é sempre muito aguardado.  “É um momento maravilhoso, divertido, tira o estresse, a preocupação”, comenta. Ela conta que com os exercícios aprendeu a respirara corretamente e que volta mais disposta ao trabalho.

Ainda como efeitos, de acordo com Centro de Fisioterapia do HGCC, a atividade no próprio local de trabalho proporciona a conscientização da boa postura, a melhoria da qualidade de trabalho, favorece a expectativa de um futuro sem doenças, evitando assim as aposentadorias antecipadas e aumenta auto-estima pela capacidade útil.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422/5357
Celular: 8828 7463