Hospital César Cals alerta funcionários sobre saúde e segurança no trabalho

27 de abril de 2011 - 14:18

No dia mundial de segurança e saúde no trabalho, 28 de abril, o Serviço Especializado Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Geral Dr. César Cals, promove um dia inteiro voltado para alertar os funcionários sobre prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.

De acordo com Joana D’arc de Alencar Campos, técnica em segurança do trabalho, é preciso orientar sempre os funcionários sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, mais conhecidos como EPIs. É com o uso deles que muitos acidentes no ambiente de trabalho são evitados.

Para isso, durante todo o dia dessa quinta-feira, 28, ficarão expostos todos os equipamentos de proteção utilizados em um ambiente hospitalar, como por exemplo, luvas, máscaras, óculos, aventais, entre muitos outros. Além da exposição, os funcionários receberão mais um reforço nas orientações de como usar corretamente e para que servem esses equipamentos, considerando que o HGCC realiza constantemente palestras informativas e oficinas que visam evitar acidentes no meio hospitalar.

Ainda para ressaltar a importância do uso dos equipamentos, os funcionários receberão cartilhas educativas com informações que abordam a higiene no trabalho, a prevenção e controle de princípios de incêndio, a proteção individual, a segurança hospitalar, ou seja, o risco ambiental, como o risco químico e biológico, e, por fim, a maneira correta de evitar acidentes com pérfuro cortante.

Já para incentivar o uso dos EPIs, desde os mais simples aos mais complexos, manequins ilustrarão o que pode acontecer quando os funcionários não utilizam de maneira correta os equipamentos de segurança, ressaltando a diferença quando o uso deles é de fato observado.

Além das ações do dia 28 de abril, o SESMT é responsável pela realização da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da formação da brigada de incêndios, da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de palestras e oficinas educativas.