Nota de Pesar

12 de agosto de 2011 - 22:01

A Secretaria da Saúde do Estado, ainda consternada com a perda de Francisco das Chagas Dias Monteiro, Chico Passeata, Assessor do Gabinete do Secretário desde 2007, presta esta homenagem ao homem que empregou toda a sua sensibilidade e experiência de médico sanitarista, militante das causas da saúde, na realização de grandes conquistas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Poeta e lutador, tornou-se o Chico Passeata da militância estudantil destemida contra o regime militar de 64, o que provocou detenções irregulares e a condenação pela Justiça Militar, cumprida na ilha de Itamaracá. A prisão e a tortura não foram capazes de o afastar dos seus ideais. Formado médico em 1976, aliou-se às grandes causas sociais, ao mesmo tempo em que praticava a medicina na Atenção Primária de Saúde.

O exercício da profissão, aliada à militância política, fizeram de Chico Passeata personagem distinguido da construção do Sistema Único de Saúde. Teve profícua atuação nas entidades da classe médica cearense (Associação Médica Cearense, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará), e nos fóruns, que levaram à edificação do SUS, a exemplo das Conferências Nacionais de Saúde, e nos Conselhos de Saúde, incluindo o nacional (CNS), do qual foi membro titular, representando a categoria médica. Na Secretaria da Saúde do Estado deu sua derradeira contribuição como coordenador  do projeto de implantação da Política de Atenção à Saúde do Homem.

Por seu exemplo de dedicação e compromisso com as causas que enobreceram a conduta desta personalidade da política e da saúde pública do Ceará, o reconhecimento e a justa homenagem da Secretaria da Saúde do Estado.

Raimundo José Arruda Bastos
Secretário da Saúde do Estado