Método Canguru

28 de maio de 2010 - 11:33

O Método Canguru é  uma estratégia definida pelo Ministério da Saúde para promover uma desospitalização do recém nascido prematuro que, ao não precisar mais da ajuda de alta tecnologia, como respiradores e incubadoras, mas que ainda não estão em condições de ir para casa, por causado baixo peso, permanece no ambiente hospitalar, principalmente no convívio com sua mãe.

Assim, foi constatado que o colo da genitora seria um ambiente propício para fortalecer o binômio mãe-filho e que promoveria, com maior rapidez, um ganho de peso.

Atualmente, a enfermaria do Método Canguru é uma unidade com cinco leitos. É um serviço composto por uma equipe multiprofissional, que se destina a assistir este binômio de maneira que fortaleça cada vez mais a interação entre equipe de saúde e mãe-filho.

O Método procura promover o convívio da família com o recém nascido, favorece o aleitamento materno, possibilitando estímulos sensoriais adequados; reduz a prevalência de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar, aumentando a rotatividade dos leitos de UTI; permite o cuidado individualizado e diminui o tempo de separação entre mãe e filho, que ao ser prolongado, pode causar problemas comportamentais e psicológicos, ou seja, disfunção do vínculo afetivo que pode culminar em alteração no desenvolvimento da criança.

No HGCC, o Método Canguru, teve início em 1997 e é referência para todo o Estado do Ceará.