Adolescentes gestantes recebem apoio de núcleo especializado

21 de novembro de 2014 - 08:39

No Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, o cuidado com a mãe e com o bebê começam desde cedo. Para as mães adolescentes, existe o Núcleo de Atenção à Saúde da Adolescente Gestante (NASA), responsável por desenvolver um conjunto de ações, durante todo o ano, para atender a gestantes adolescentes por meio de uma visão biopsicossocial.

O grupo concentra as atividades com foco na promoção da saúde, prevenção dos agravos, diagnósticos precoces, tratamento e reabilitação. Tudo isso com o intuito de melhorar a qualidade da saúde da gestante e do bebê, dos familiares e também do cônjuge, que é envolvido também no acompanhamento da gestação, para que possa participar de todas as fases do processo.

A atuação do grupo se dá com a realização de reuniões mensais, na última quinta-feira de cada mês, sempre às 15h, no Auditório do Centro de Estudos, que fica no prédio anexo, setor ambulatorial do HGCC. Com isso, destacam-se o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, a superação das angustias, que muitas vezes atingem as adolescentes e familiares, por causa da gravidez precoce. Ao todo, cerca de 40 pessoas participam do grupo, incluindo gestantes e familiares.

O NASA é composto por uma equipe multidisciplinar formada por obstetra, enfermeira do pré-natal de alto risco, psicóloga, nutricionista e terapeuta ocupacional. Há ainda outros profissionais envolvidos no decorrer das atividades, como encontros e palestras, nos quais recebem informações e tiram as dúvidas com fisioterapeutas odontologistas e assistentes sociais. Um dos temas mais abordados é o aleitamento materno, que conta como o apoio do banco de leite humano do HGCC, referência estadual. No período pós-parto, as mães continuam sendo acompanhadas por seis meses, e passam a integrar o grupo do planejamento familiar.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals