Transfusão para enfermeiros é tema de curso no Hospital César Cals

3 de fevereiro de 2014 - 13:40

A qualificação dos profissionais que trabalham no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, faz parte da política de educação permanente, que cuida da formação e qualificação, por meio de cursos, seminários, fóruns de discussão, jornadas científicas, entre outras.

Tendo em vista a especialização cada vez mais necessária em saúde, a Gerência de Risco, a Agência Transfusional, a Gerencia de Enfermagem e o Núcleo de Segurança do Paciente promovem o II Curso de Capacitação em Transfusão para Enfermeiros do HGCC, que será realizado nos dias 6, 7, 10, 13, 14 e 18 de fevereiro, de 13h às 17h, no Centro de Estudos, na Avenida do Imperador, 372, Centro.

A aplicação do curso está de acordo com pratica a resolução do COFEN 306/2006, CONSIDERANDO a Lei 7498/1986, que regulamenta as atividades do enfermeiro em hemoterapia, que tem a finalidade de fixar as competências e atribuições do enfermeiro na área de hemoterapia nas enfermarias do HGCC, e, com isso, assegurar a qualidade da transfusão e assistência em saúde para a segurança do paciente.

Nesta edição do curso, participam 20 enfermeiros, que serão multiplicadores, responsáveis pela transmissão do conteúdo e monitoramento das práticas para os outros profissionais de enfermagem de cada enfermaria do hospital.

Conheça o conteúdo

Conheça o conteúdo

6 de fevereiro

Pré-Teste e Apresentação;
Ciclo do Sangue;
Caracterização, produção e indicação dos hemocomponentes;
Atuação de Enfermagem em Hemoterapia;
Provas pré-transfusionais e regras de compatibilidade;

7 de fevereiro Transfusão em Neonatologia;
10 de fevereiro Manuseio da transfusão sanguínea;
Administração de hemoderivados;
Alternativas à transfusão sanguínea;
13 de fevereiro Reações transfusionais: imediatas e tardias;
Hemovigilância;
Pós-teste;
14 e 18 de fevereiro

Prática e dúvidas;
Visita a Agência Transfusional;

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals