Tem início o Programa de Residência Médica 2024 no HGCC

8 de março de 2024 - 16:23

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Ao todo, 30 médicos ingressam nesta sexta-feira (8) no Programa de Residência Médica 2024 do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Eles estão divididos nas três principais especialidades da instituição: Clínica Ginecológica e Obstétrica, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. A solenidade de recepção aconteceu no Auditório do Centro de Estudos e contou com a participação dos diretores, assessores, coordenadores e preceptores.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora de Residência Médica, Ianna Lacerda. Em sua fala, ela destacou que os próximos anos serão de intenso aprendizado, que os residentes se sentirão instigados a buscar o conhecimento. Ela também ressaltou a formação diferenciada do HGCC.

“Vocês são privilegiados. São poucos que têm a chance de ter uma formação que vai fazer a diferença na vida de vocês. Vão conseguir ser médicos diferentes, ajudar os pacientes de uma forma muito especial por conta desses anos que vocês estarão aqui”, destacou Lacerda.

Já o diretor-geral do HGCC, Adriano Veras Oliveira, que apresentou toda a estrutura, composição, capacidade instalada entre outras características do Hospital, iniciou seu discurso relembrando o ano de 1996, quando ele, juntamente com a diretora médica, Lucíola Campos Lavor, iniciaram a Residência também no Hospital César Cals e constatou a evolução do programa.

“À época, eram apenas 10, hoje são 30. A gente foi recepcionado em frente à capela, pelos diretores. Foi uma recepção simbólica, mas inesquecível. E eu estou vendo hoje vocês tendo práticas, oficinas; conhecer como funciona o hospital, isso é fundamental” constatou Adriano Veras.

O diretor destacou ainda as qualidades do HGCC, dos serviços prestados pelo hospital, dos procedimentos e atendimentos realizados. Outro ponto fundamental destacado está relacionado com a capacidade de seus profissionais em todas as áreas de atuação. “Vocês estão no melhor hospital. A gente que está gestão sente isso. O Hospital César Cals consegue agregar os serviços de uma forma muito eficiente. Vocês vão deparar no dia a dia com os melhores preceptores” afirmou Veras.

Ao final da solenidade, os residentes seguiram para as estações de conhecimentos. Em cada uma delas, profissionais da unidade apresentaram informações pertinentes à rotina hospitalar. Num total de quatro, a estações abordavam temas como prescrição, admissão, evolução, alta, prontuário, além de ações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Gerência de Risco, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, entre outros.