Hospital César Cals amplia funcionamento do serviço de registro civil para dois turnos

24 de março de 2022 - 14:51

Antes, a Unidade Interligada de Registro Civil do HGCC funcionava somente pela manhã

Uma média de 65% dos bebês nascidos no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são registrados no próprio equipamento. Os pequenos já saem da maternidade com o primeiro documento, como cidadãos. Para ampliar esse número e favorecer os pais com mais tempo para registrar os filhos, o HGCC estende mais uma vez o período de funcionamento da Unidade Interligada de Registro Civil. O novo horário vai das 8h às 11h e das 13h às 16h – antes, a atividade era realizada somente pela manhã.

O serviço em dois turnos permite que os pais tenham mais tempo para se programar e providenciar toda a documentação necessária. Esta, por sinal, é uma das principais dificuldades enfrentadas, visto que muitos não possuem ou perderam os documentos. “Há casos, por exemplo, em que o bebê está na Unidade Neonatal, a mãe se encontra na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e o pai não tem documento”, exemplifica a coordenadora do Serviço Social, Andrea Soares.

Ela complementa: “A nossa meta é, realmente, que 90% dos bebês que nascem no hospital saiam daqui devidamente registrados. Por que 90%? Porque a gente tem uma parcela da população que ainda tem dificuldade na documentação civil, seja por perda ou por questões de vulnerabilidade social”.

Comodidade

O casal Weydna Vitória Silva de Sousa, 21, e Jefferson Silva Gomes, 27, registraram a filha, Jennifer Sofia, nessa quarta-feira (23), dois dias depois de seu nascimento. Para Weydna, sair do hospital com o registro feito representa uma comodidade. “A assistente social falou para mim sobre o registro. Eu achei bom, fica mais fácil. Já sai daqui registrada (a filha) e não precisa ir para outro canto. E agora tem mais tempo. Se a pessoa tiver um compromisso de manhã, pode vir outra hora”, destaca Sousa.

Assistente social passa orientações sobre a documentação e o registro ainda nas salas de parto e na enfermaria

Foi o que aconteceu com Marcilane de Sousa Costa, 26, e com o marido, Paulo José da Silva, 30. “A assistente social falou comigo ainda na sala de parto e depois aqui na enfermaria”, conta Costa, que também ficou satisfeita com o novo horário. “Nem todo momento a gente está disponível, porque tem que amamentar, tem a medicação. Funcionando à tarde, deu certo”.

Mais de 24 mil certidões emitidas

A Unidade Interligada de Registro Civil foi implantada no HGCC em 7 de agosto de 2008. Desde então, já foram emitidas 24.125 certidões de nascimentos. Em média, são realizados de dez a 15 registros por dia. Em 12 de dezembro de 2016, a unidade começou a realizar a emissão de certidão de óbito. E em 12 de junho de 2017, passou a emitir o número de CPF nas certidões de nascimento.