“Ninando”: projeto de musicoterapia auxilia na recuperação de bebês no Hospital César Cals

10 de dezembro de 2021 - 10:44

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas



Iniciativa é realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional da unidade

O ambiente hospitalar de uma unidade neonatal ganha novos sons e uma iluminação relaxante para o descanso dos recém-nascidos. O mínimo de barulho e de luz deve prevalecer. A música toma conta do lugar, o que favorece o desenvolvimento dos bebês internados. Estas são as características do Ninando, projeto de musicoterapia na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco), do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). A iniciativa alia-se à hora do soninho dos pequenos e já gera resultados após pouco mais de um mês de implantação.

“Eu cheguei um dia (para a visita ao filho) e vi (sic) a musicoterapia. A música acalma e ajuda no crescimento do bebê. Fico aguardando. Sei que é muito bom para o bebê. Fico até com vontade de participar”, diz Maria Aparecida Lopes Diniz, 34, que acompanha o filho, Joab Leandro, internado há sete meses no HGCC, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Nascido apenas com 27 semanas e um dia, em 12 de maio deste ano, o menino precisou de cuidados intensivos e procedimentos. A musicoterapia é mais uma alternativa que o ajuda durante o processo de recuperação. “Joab já é bem espertinho. Ele gosta de música”, afirma a mãe. Moradora da cidade de Icó, no Centro Sul cearense, Diniz conta que recebe apoio da família e que o dia de ir para casa está perto de chegar. Enquanto isso, todo dia ela visita o filho.


Canções de ninar embalar a hora do soninho dos pequenos internados no HGCC

A musicoterapia é uma ferramenta que beneficia a recuperação dos bebês. Na fase de cuidados intermediários, ou seja, não mais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, os pequenos são estimulados com canções de ninar. Para o enfermeiro residente Igor Barbosa, o projeto Ninando traz benefícios também para a equipe. “A música melhora o desenvolvimento do bebê, promove benefícios em relação às frequências cardíaca e respiratória, além da estabilidade clínica”, pontua.

Rannielly de Sousa, assistente social residente, explica que a iniciativa foi implementada, inicialmente, na Ucinco. Para isso, algumas características foram consideradas. “É ofertado um ambiente tranquilo, com o mínimo de estímulo, e criado um repertório específico de canções de ninar, com duração de 15 a 20 minutos e com nível de pressão sonora verificado por decibelímetro”.

O projeto é idealizado pela equipe multiprofissional em Neonatologia da turma VII do Hospital César Cals. O intuito é promover uma assistência humanizada e segura que possibilite o desenvolvimento do recém-nascido durante a internação e ao longo de sua vida, uma vez que a exposição à música, de maneira correta, propicia o desenvolvimento do cérebro, minimiza a dor e os sentimentos de medo e ansiedade.