Hospital César Cals é certificado em Segurança do Paciente pela Anvisa

15 de julho de 2021 - 13:52

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, recebeu certificação pela participação na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – 2020. A solenidade, realizada pela coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária do Ceará, aconteceu na tarde de terça-feira (13), na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Representando o HGCC, a enfermeira do Núcleo de Assistência e Segurança do Paciente (NASP), Carolina Martins Bezerra , recebeu o certificado da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. “É um momento de reconhecimento do esforço diário no HGCC em prol da segurança do paciente”, pontua Carolina.

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), a segurança do paciente vem sendo destaque anualmente nos monitoramentos da Anvisa. Isso reflete no compromisso da instituição em reduzir as ameaças, especialmente no que se refere à ocorrência de eventos adversos. Dessa forma, percebe-se uma cultura voltada para garantir a segurança do paciente.

É o que destaca a coordenadora do NASP e Gerência de Risco, Silvana Feitosa. Para ela, a segurança do paciente começa quando o profissional chega ao hospital, quando ele tem a oportunidade de cuidar de si e do outro. Os bons resultados do HGCC estão relacionados com o envolvimento de todos e o compromisso assumido por cada um.

“Nós atingimos 95% e isso aí é um conjunto, não é um profissional, não é uma categoria, mas a instituição como um todo. A segurança parte do momento em que uma pessoa do setor de Serviços Gerais, que limpa aquele ambiente, como também o próprio médico, que faz o procedimento mais complexo. Isso está envolvido, fecha o ciclo. Eu digo que é um ciclo de segurança que é a gente não deixar nenhuma brecha que possa ter a possibilidade de ter um incidente que venha a causar danos, tanto um dano leve, como um dano grave”, ressalta Silvana.

Em entrevista ao site da Sesa, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, ressaltou a importância desse momento enquanto reconhecimento às ações voltadas à redução do risco de danos no cuidado com a saúde. “Esses gestores têm comprado essa empreitada da Sesa de tratar de qualidade, não só hospitalar, mas da qualidade dos serviços de saúde. Essa é uma mudança de paradigma importante”, pontuou.