César Cals lembra sobre a importância de doar leite

18 de agosto de 2014 - 10:02

Agosto é o mês em que é realizada a Semana de Aleitamento Materno, momento em que ações de amamentação são reforçadas e quando as mães doadoras e profissionais são homenageadas pelo ato de doar e pelo trabalho desenvolvido. Mas a doação de leite deve ser contínua. O Hospital Geral Dr. César Cals, referência estadual em banco de leite humano e execução das políticas de aleitamento materno, convida as mães que estão amamentando e têm excesso de leite para fazer a doação. Aproveita o período para lembrar sobre a importância de um gesto simples, mas que salva vidas.

O processo é bem simples. Basta ligar para o número 0800 286 5678 ou enviar um e-mail para bancodeleite@hgcc.ce.gov.br para conhecer as orientações e iniciar o processo de doação. Além disso, as mães, os pais, amigos, ou qualquer pessoa da família, ao ligar, podem esclarecer as dúvidas, solicitar informações, receber dicas, conhecer os cuidados com a alimentação do recém-nascido e sobre a maneira correta de proceder em relação á doação.

O leite doado, que chega ao HGCC, é destinado aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Antes disso, o leite passa por um rigoroso processo de qualidade. Só depois de pasteurizado é que levado à UTI. Quando os bebês são alimentados com leite materno, o tempo de internação pode ser diminuído pela metade.

Para doar, a mãe precisa lavar bem as mãos, coletar o leite num copo descartável, logo após, colocar num vidro esterilizado de maionese ou café solúvel, com tampa plástica, e identificá-lo com o nome e a data da primeira coleta. O leite deve ser guardado no congelador. Quando a mama estiver cheia novamente, deve ser feita uma nova coleta e guardar o leite no mesmo vidro. O prazo de validade para deixar o leite no congelado é de até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio. O banco de leite do HGCC funciona 24h por dia.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463