João Nogueira Jucá é homenageado no Hospital César Cals

8 de agosto de 2014 - 10:32

Dia do Estudante, 11 de agosto, no Hospital Geral Dr. César Cals será lembrado pelo heroísmo de João Nogueira Jucá, que, em 4 de agosto de 1959, ajudou a salvar pacientes de um incêndio na então Casa de Saúde César Cals. Ele morreu sete dias depois vítima do incêndio. O evento, comemorado há 19 anos, será na segunda-feira, 11, às 9h, na capela do HGCC, com a celebração de uma missa, e solenidade cívica, na Praça da Lagoinha, onde se encontra o busto do João Nogueira Jucá, às 10h.

A homenagem anual é realizada pelo Hospital César Cals, em gratidão à atitude e heroísmo do jovem estudante, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, pela Academia Cearense de Medicina, pelo Colégio Farias Brito e outras instituições.

Conheça a história de João Nogueira Jucá

Em 4 de agosto de 1959, João Nogueira Jucá voltava, na companhia de um colega, da aula de halterofilismo. Ao passarem em frente à Casa de Saúde César Cals, perceberam o incêndio, que teve início com a explosão de um depósito de éter. O estudante enfrentou o fogo e começou a retirar o maior número possível de pacientes, sobretudo crianças do interior do prédio.

Quando João Nogueira encontrava-se no interior do hospital, retirando mais uma vítima, um tubo de oxigênio, que estava próximo a ele, explodiu, atingindo-o. Conseguiu sobreviver até a madrugada do dia 11 de agosto, quando faleceu. Mais de 25 pessoas morreram no incêndio.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463