No HGCC, avós ajudam no tratamento dos bebês da UTI

8 de abril de 2011 - 14:30

No dia 31 de março, nasceu Pedro Henrique, o filho de Regiane Ferreira de Almeida. O bebê prematuro teve que ir para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.  Agora, todos os os dias, além da visita dos pais, ele recebe também a visita da avó. Isso mesmo. Na Maternidade do Hospital Geral Dr. César Cals, os bebês internados na UTI podem ser visitados e receber os cuidados e o carinhos dos avós materno e paternos.

O programa de visita dos avós à UTI neonatal teve início no final do mês de março desse ano, em caráter experimental. Agora em abril, passou a vigorar oficialmente. O processo é muito simples. Basta procurar o serviço social, solicitar a autorização de visita e apresentar o documento de identidade para confirmar o parentesco. As visitas podem ser feitas entre 11h da manhã e 19h.  O tempo de permanência é de até 10 minutos, podendo entrar duas pessoas por vez. Essas medias, conta a coordenadora do Centro de Assistência Social, Sara Frota Marcelo, são para a segurança do bebê, que é frágil e precisa de cuidados intensivos.

Dona Rita de Cássia Ferreira Almeida é mãe de Regiane. Ela conta que a filha ficou muito nervosa e, por conta disso, a pressão ficou um pouco alterada. Com a presença dela na UTI e agora no berçário de médio risco é diferente. Ela está lado da filha, dando suporte e apoio emocional, não só no alojamento conjunto. “ Eu acho muito importante acompanhar minha filha para a visita na UTI,porque posso dar força para ela e para o bebê também”, conta animada a avó.

Para Wilzni Sales Rios, coordenadora da Neonatologia, a presença dos avós representa segurança para a mãe, possibilita uma recuperação mais rápida do bebê e favorece no momento da amamentação, aumentado a produção de leite materno nesse período delicado.

Essa ação corresponde ao modelo de humanização do atendimento adotado pelo HGCC e recomendado pelo Ministério da Saúde por meio do Plano de Qualificação das Maternidades.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422 ou 3101 5357
Celular: 9955 3752