Primeira reunião de 2011 da cirurgia bariátrica será sexta-feira, 25

24 de fevereiro de 2011 - 13:06

 

 

O Serviço de Cirurgia Barátrica e Metabólica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, realiza nesta sexta-feira, 25, a primeira reunião do ano de 2011 dos pacientes da obesidade, juntamente com a Associação de Obesos e Ex-obesos do Ceará. O encontro será às 10h da manhã, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, na Avenida Imperador, 498.

As reuniões acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. Na oportunidade, os profissionais da equipe fazem uma apresentação sobre o serviço, marcada pelas orientações e esclarecimentos gerais. As principais dúvidas que os pacientes possam ter são abordadas, bem como dicas, reforço das orientações para antes e depois da cirurgia. Uma equipe com profissionais das mais variadas áreas, como clínicos gerais, cirurgiões, cirurgião plástico, cardiologistas,  psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, estará voltada para o atendimento. De acordo com Francisco Ney Lemos, médico do programa, “todo paciente, mesmo aquele que já fez a cirurgia deve frequentar os encontros”.

O programa da obesidade tem início no posto de saúde, quando o paciente é atendido pelo clínico geral e encaminhado para o Hospital César Cals, onde será  atendido por um especialista, que fará a avaliação e o encaminhará para a realização dos exames para, em seguida, ser encaminhado para a cirurgia, de acordo com o progresso de cada paciente no tratamento.  Após a cirurgia, ele recebe uma carteira de identificação para ter acesso à medicação necessária, que o ajudará na recuperação.    

O Hospital César Cals realiza a cirurgia bariátrica desde janeiro de 2002.  Por mês, são realizados oito procedimentos, às quartas-feiras e sextas-feiras. Até o momento, já foram realizadas 440 cirurgias de redução do estômago.

Outras informações
Paulo Marcos Lopes – médico cirurgião –  9985 8106
Sara Frota Marcelo – assistente social – 8894 9435