Métodos anticoncepcionais são temas de palestra no HGCC

7 de janeiro de 2011 - 17:50

A partir do dia 24 de janeiro, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, passa a oferecer palestras informativas sobre métodos anticoncepcionais. As reuniões fazem parte do programa de informação do ambulatório de planejamento familiar e serão realizadas às segundas-feiras, às 8h, no setor ambulatorial do HGCC, na Avenida do Imperador, 342.

As palestras são preparadas por uma equipe que reune profissionais de enfermagem, medicina e serviço social e são apresentadas como uma preparação anterior à consulta com o médico, disponibilizando as informações necessárias sobre os métodos contraceptivos, tirando assim todas as dúvidas que as pacientes possam ter.

Para uma melhor abordagem dos métodos, como a pílula, injeção hormonal, DIU, laqueadura e implanon, será feita uma apresentação por meio de slides explicando cada método e o seu funcionamento.

De acordo com a médica Cláudia Geórgia de Macedo Alves, o uso do implanon teve início no dia 4 de outubro de 2010, no laboratório de planejamento familiar. A partir daí, vem sendo estruturado um serviço que busca ampliar o atendimento e facilitar o acesso aos métodos.

A atuação do ambulatório de planejamento familiar visa reduzir a mortalidade materna.

Informações sobre o implanon

O implanon, método contraceptivo de planejamento familiar especial já adotado pela Secretaria da Saúde do Estado. O implanon é um implante subdérmico, inserido embaixo da pele do braço da mulher. Pelo menos durante três anos a mulher não engravida, evitando gravidez de risco, indesejada e, principalmente, o óbito materno. “Com o implante, que libera diariamente na corrente sanguínea as doses necessárias de etonogestrel para inibir a ovulação, evitando a gravidez, a Secretaria da Saúde do Estado é a primeira secretaria estadual do país a cumprir o planejamento familiar especial definido pelo Ministério da Saúde”, afirma o responsável pela saúde da mulher na Sesa, Garcia Souza Neto, médico obstetra. Segundo ele, até agora, além do Ceará, apenas o município de Ribeirão Preto, em São Paulo, disponibiliza na rede pública esse método contraceptivo.

Inicialmente o implanon foi utilizado em mulheres acompanhadas no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual referência em assistência à gravidez de risco.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 9955 3752
www.hgcc.ce.gov.br