Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa

15 de janeiro de 2009 - 18:06

O Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP), situa-se na Av. do Imperador 372, Centro, próximo ao Hospital Geral César Cals. Foi fundado na década de 80, tendo como missão: Promover o desenvolvimento técnico e cientifico dos profissionais do setor saúde para atuar na assistência da população cearense de maneira humanizada, com profissionalismo e competência.
Identidade:

O Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP) do Hospital Geral Dr. César Cals situa-se na Avenida do Imperador 372, Centro, em Fortaleza-Ceará, em prédio anexo ao Hospital. Foi fundado nos primórdios da década de 1980, como setor responsável pelo fomento ao ensino na área médica. Ao longo do tempo, foi assumindo o desenvolvimento de competências das distintas profissões da área da saúde.

Ressalte-se que a homenagem realizada ao Professor Dr. Otho Leal Nogueira, ocorreu devido ao fato de, em todos os tempos dessa instituição, ser o profissional mais identificado com o ensino e a divulgação do saber. Devido à sua postura generosa, formou-se, naturalmente, um conjunto de pessoas identificadas com a transmissão permanente dos conhecimentos científicos. A essas pessoas denominamos Preceptores, sustentáculos das diferentes formas de treinamentos formativos: estágios, internatos, residências, etc. Em tempo paralelo, desenvolvem-se formas diversas de treinamentos informativos: cursos, jornadas, simpósios, fóruns, oficinas, etc.

Missão:

“Promover o desenvolvimento técnico e cientifico dos profissionais do setor saúde para atuar na assistência da população cearense de maneira humanizada e competência.”

Estrutura Organizacional:

O CEAP é constituído por um corpo diretivo que assume as  funções de Presidência, Direção Científica, Coordenação de Educação Continuada, Secretaria Geral, um Colegiado Científico e um Colegiado de Publicações, representados pelas diversas categorias profissionais.  No campo da estrutura organizacional, é constituído pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), uma Biblioteca, um Laboratório de Habilidades Clinicas, um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas e o Núcleo de Epidemiologia, Comissão de Residência Médica – COREME, Comissão de Internato – CORIM, Unidade de Pesquisa Clinica, Unidade de Publicações – Revista Cientifica.

Estrutura Física

Quanto à sua estrutura física, o CEAP é instalado em um prédio anexo próximo ao Hospital  dentro da Unidade Ambulatorial. Dispõe de um conjunto de salas operacionais:

  • Quatro auditórios,
  • Biblioteca,
  • Dois laboratórios de habilidades clínico-cirúrgicas
  • Uma sala de teleconferência, em fase de implantação com o Projeto RUTE
  • Uma sala de Pesquisa Clinica
  • Sala do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP;
  • Sala da Residência Médica e Internato;
  • Duas Salas do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar.
Biblioteca:

Com seu funcionamento diário das 8 horas às 18 horas, está devidamente equipada com acervo atualizado e com acesso on-line a algumas bases de dados.