Hospital César Cals é destaque no XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno

20 de agosto de 2012 - 18:50

Durante o XII Encontro Nacional de Aleitamento materno e do II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, realizados no período de 19 a 23 de agosto de 2012, em Fortaleza, O Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual de saúde, é destaque com a apresentação de dois trabalhos selecionados que abordam a temática do aleitamento materno.

Os trabalhos foram desenvolvidos, aplicados e executados pela equipe do Banco de Leite Humano do HGCC e têm como títulos Principais Motivos de Procura de Um banco de Leite do Estado do Ceará e a Avaliação de Eficácia de Um Ambulatório Especializado em Aleitamento Materno de um Hospital Terciário do Estado do Ceará. O primeiro busca conhecer e analisar os principais motivos da procura por um banco de leite, considerando-os como pólos de incentivo e promoção do aleitamento materno. Já o segundo pretende fazer uma avaliação em relação a eficácia das intervenções educativas em favor da amamentação aplicadas num ambulatório especializado.

De acordo com Mirna Fontenele de Oliveira, enfermeira do HGCC, os trabalhos denotam a iniciativa em aprimorar os serviços, bem como a revisão da metodologia utilizada a partir das políticas e da promoção do aleitamento materno. “A partir do conhecimento do quantitativo anual de atendimento, dos motivos da procura e do perfil dos atendimentos, buscaremos repensar algumas práticas e implementar melhorias na tentativa de elevar ainda mais as ações de proteção e pormoção do aleitamento materno”, conclui.

Dessa maneira, o HGCC continua as ações de melhorias, a começar pela reforma e ampliação total do banco de leite humano que que contempla um aumento da área física, com a criação do espaço exclusivo para o fracionamento, etapa em que o leite pasteurizado é fracionado para ser distribuído às unidades de terapia intensiva neonatais; ampliação da área de ordenha, destinada às mães internas e externas, que retiram leite no próprio banco; criação de um consultório especializado para atendimentos individuais, que além das mães poderão ser atendidos pais, avós e outros membros da família, na busca por esclarecimentos; e, por fim, a nova estrutura permitirá reorganização do fluxo de pessoas, o que vai evitar ainda mais a possibilidade de contaminação do leite, entre outros.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals