Hospital Geral Dr. César Cals celebra superação e vida na abertura da Semana da Prematuridade
7 de novembro de 2025 - 09:34
Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Júlio César
Profissionais do HGCC e familiares unidos no cuidado dos bebês prematuros
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta quinta-feira (6), a abertura da Semana da Prematuridade 2025, que, em sua 8ª edição, apresenta o tema “Todo prematuro é uma promessa de futuro”. O evento marcou o início das atividades do Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, reunindo profissionais de saúde, famílias e pacientes egressos em um momento de celebração, emoção e reconhecimento.
O corredor de palmas expressou o reconhecimento à força e à superação dos bebês
O ponto alto da programação foi o corredor de palmas, que expressou o reconhecimento à força e à superação dos bebês prematuros e de seus pais. Outro destaque foi o desfile dos prematuros, quando as crianças foram apresentadas ao público, mostrando o quanto evoluíram desde o nascimento. O momento, marcado por aplausos e emoção, reforçou o compromisso do HGCC com o cuidado humanizado e a valorização da vida.
Janaina André Silva, desfila com o filho Bernardo, que nasceu com 28 semanas de gestação
Janaina André Silva é mãe do pequeno Bernardo, que nasceu com 28 semanas. Os dois participaram do desfile. “Eu senti um misto de emoções, uma felicidade. Me senti acolhida por todos os profissionais e, para mim, hoje foi um dia muito mais que especial, porque tanto para mim como para o meu bebê, como para todas as mães que estiveram hoje no hospital, foi muito bom”, conta.
A diretora técnica do HGCC, Daniele Vitoriano, aborda importância do cuidado humanizado
A obstetra Jéssica Feitosa abordou o tema da prematuridade e destacou a importância de oferecer assistência acolhedora e integral a cada bebê e sua família. Já a diretora técnica do HGCC, Daniele Vitoriano, ressaltou o significado do tema deste ano: “Todo prematuro é uma promessa de futuro. É essencial garantir cuidados de qualidade desde o início para que esses bebês cresçam e atinjam seu pleno potencial, impactando positivamente suas vidas”, afirmou.
A diretora também destacou as ações desenvolvidas pela unidade. “Realizamos cursos de reanimação neonatal para profissionais de saúde, o incentivo ao contato pele a pele, desde o nascimento, a administração minimamente invasiva do surfactante, o Projeto Coala, entre outras iniciativas voltadas à qualificação da assistência materno-infantil”, destaca Vitoriano.
Mães e pais do Método Canguru também desfilaram e mostraram a força do cuidado integrado
A programação contou ainda com a apresentação do coral Vozes da Socep, formado por pediatras, e o depoimento emocionante de Regiane Almeida, autora do livro “Corações Prematuros”, que compartilhou sua experiência como mãe de gêmeos prematuros nascidos no HGCC.
Referência estadual em Neonatologia e Obstetrícia, o HGCC é credenciado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, integra a Estratégia Qualineo, e é referência no Método Canguru e no Banco de Leite Humano, que funciona diariamente, 24 horas. Ações como essas reafirmam o compromisso com a humanização e a excelência no cuidado materno-infantil.