Ensino em serviço: Hospital César Cals promove solenidade de encerramento dos programas de residência em saúde
27 de fevereiro de 2025 - 15:09
Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu a solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica, Uniprofissional e Multiprofissional, com a celebração da conclusão de 39 novos profissionais. A cerimônia, marcada por discursos e reflexões sobre a importância da formação em saúde, destacou a relevância dessa modalidade de ensino.
A Residência Médica é uma etapa marcante na formação de médicos especialistas, num total de 26, oferecendo uma imersão prática em diferentes áreas da medicina. Os residentes passam por uma formação abrangente nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, e Neonatologia, áreas fundamentais para o atendimento integral aos pacientes.
O diretor-geral do HGCC, Antonio de Pádua Almeida Carneiro, fez uma abordagem importante sobre o papel fundamental dos residentes. Ele destacou como a colaboração entre os médicos em formação e a equipe hospitalar no enfrentamento da pandemia de COVID-19. “Nós conseguimos vencer e dar boa resposta à nossa sociedade no período da pandemia. E grande parte dos nossos exitosos processos teve também a participação dos nossos residentes”, afirmou.
A Residência Médica do HGCC, estruturada em Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Medicina Fetal, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, Urologia, Reumatologia e Medicina Intensiva, é referência na qualificação de profissionais que estarão no atendimento em saúde no estado do Ceará ou em outros lugares. Reflete o compromisso do hospital com a formação e com a qualidade do atendimento à população.
Na mesma data, foi celebrada também a formatura das turmas da Residência Multiprofissional em Neonatologia e da Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – RIS/ESP. A solenidade, repleta de emoção e homenagens, contou com a presença de preceptores, supervisores, residentes e familiares, e foi marcada por momentos especiais, incluindo a apresentação de vídeos que relembraram a trajetória de cada residência.
A cerimônia destacou a importância do papel dos profissionais formados e o impacto de sua atuação no atendimento à saúde da população. A presidente do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), Carmen Suliano, ressaltou o diferencial do trabalho dos residentes e a contribuição deles para a qualidade do serviço prestado pelo hospital. “Com certeza fizeram a diferença para que os pacientes. Aqui tem um serviço de excelência. Então vocês contribuem muito para que a gente continue com essa fama boa que o hospital tem”, disse.
A Residência Multiprofissional em Neonatologia, que envolve as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social, é um programa que prepara profissionais para atuar no cuidado integral e especializado a recém-nascidos e suas famílias. Já a Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica é igualmente reconhecida como uma formação para a qualificação de profissionais que atuam diretamente com a saúde materna.