Entrega de Certificados Celebra Capacitação de Brigadistas do Hospital Geral Dr. César Cals

2 de maio de 2024 - 16:10

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Em solenidade especial, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), realizou a entrega de certificados aos mais recentes brigadistas de incêndio que concluíram com sucesso o curso de capacitação. O evento, realizado na manhã de terça-feira, 30 de abril, reuniu autoridades hospitalares, instrutores e membros da comunidade para celebrar o compromisso desses profissionais com a segurança e o bem-estar de todos no hospital, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A solenidade, presidida pelo diretor-geral do hospital, Adriano Veras, foi um momento de destacar a importância da preparação contínua para enfrentar emergências. Em seu discurso, Veras expressou sua admiração pela dedicação dos brigadistas e enfatizou o papel crucial que desempenham na proteção das instalações e das pessoas que frequentam o hospital. ‘Todos deveriam ter esse treinamento. É muito importante. Vocês são anjos-da-guarda aqui dentro. A Direção está à disposição”, destacou.

A diretora administrativa, Ana Mirian Aguiar Bastos, também enfatizou a relevância da formação dos brigadistas, ressaltando o compromisso da instituição em garantir um ambiente seguro para pacientes, funcionários e visitantes.

O curso, organizado pelo Serviço de Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), proporcionou aos participantes conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para lidar com emergências, como princípio de incêndios, com eficácia e segurança.

Em sua fala, a coordenadora do Sesmt, Joana D’Arc de Alencar Campos, lembrou que os brigadistas são importantes pela ação que desempenham. “São pessoas que merecem respeito pela ação que desempenham”, pontuou.

Além dos representantes do hospital, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente do Comitê de Preservação da Memória do Estudante João Nogueira Jucá, Geílson Cajuí, que destacou a relação de João Nogueira com o HGCC. Ele lembrou também o ato heroico do jovem estudante, que ajudou a salvar vidas de pacientes num incêndio ocorrido na então Casa de Saúde Dr. César Cals, em agosto de 1959.

A diretora médica, Lucíola Lavor, expressou sua confiança nos brigadistas e agradeceu o comprometimento demonstrado durante o curso, enfatizando a relevância do trabalho em equipe em situações críticas.

A representante dos brigadistas, Valdenha Costa de Paula Rangel, emocionou os presentes ao entoar um grito de guerra com as palavras contidas na logomarca da brigada: “Prevenir, Combater e Salvar”.

Ao final da cerimônia, os brigadistas foram agraciados com os certificados de conclusão do curso, símbolo do seu compromisso com a segurança e preparação para lidar com eventuais emergências. “Estamos aqui para prevenir. É necessário que estejamos preparados.

Com a entrega dos certificados, o Hospital Geral Dr. César Cals reafirma seu compromisso com a excelência na prestação de serviços de saúde e a promoção de um ambiente seguro para todos que o frequentam.