HGCC celebra a formação de 28 novos residentes médicos

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu a Solenidade de Encerramento da Residência Médica na quarta-feira (21). O evento foi realizado pela Coordenação de Residência Médica (Coreme), no Auditório II do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP), e contou com a participação da Direção do Hospital, médicos supervisores, coordenadores de serviços, residentes, amigos e familiares.

Em seu depoimento, o diretor-geral do HGCC, Adriano Veras, agradeceu aos médicos residentes pelo empenho de cada um na especialização e desejou pela continuidade da formação profissional da turma. “A carreira médica, um médico é um esboço de um livro que não tem capa ou título. Uma residência médica dá essa capa ao livro. Vocês agora têm uma especialização. Desejo que esse livro continue sendo escrito e que vocês busquem seguir sempre os princípios éticos, bioéticos e construam uma boa relação médico-paciente na sua trajetória. Sucesso!”, compartilhou o diretor-geral do HGCC.

A Solenidade foi leve e descontraída e teve um pouco de tudo: os residentes concluintes ouviram os muitos conselhos dos médicos supervisores, deram risadas com as brincadeiras dos profissionais decanos Otho Leal Nogueira e José Walter Correia, da Clínica Médica, e muita emoção na entrega dos certificados. “Hoje é só alegria. É muito bom estar aqui. Eu gostaria de agradecer aos familiares e amigos. A luta, quando é compartilhada com amizades, fica mais fácil, e a gente foi muito unido durante esse período”, revelou o residente em Clínica Médica Luiz Custódio. Ao todo, 28 novos residentes foram formados pelo HGCC.

A Coordenadora de Residência Médica, Ianna Lacerda Braga, fez questão de reconhecer o comprometimento e a dedicação dos supervisores. Ianna Braga refletiu ainda que a boa relação entre o supervisor e o seu residente é fundamental para o sucesso formativo. “Durante dois anos, os supervisores pensam nos residentes e esses não tiram os supervisores da cabeça. Essa relação é quase igual a de um pai com um filho ou uma filha. O que nos motiva a estar aqui é esse olhar entre cada um de vocês, essa atenção e esse olhar singular sobre cada um. Muito obrigada”, destacou emocionada.

Atualmente o HGCC conta com as seguintes residências: Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Ginecológica, Reumatologia, Urologia, Medicina Fetal, Medicina Intensiva, Pneumologia, Neonatologia.