Empoderamento de pacientes marca programação do Dia Mundial de Segurança do Paciente no HGCC

15 de setembro de 2023 - 10:07

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Arte gráfica: Thiago Freitas

As ações para a segurança do paciente são constantemente realizadas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 17 de Setembro – Dia Mundial da Segurança do Paciente, não poderia ser diferente. Uma semana inteira, de 18 a 22, será dedicada a atividades que reforçam esse cuidado. Nesse ano, ganha destaque o engajamento do paciente como mais um fator em prol de sua segurança no ambiente hospitalar.

De acordo com a enfermeira Caroline Bezerra, o Núcleo de Assistência à Segurança do Paciente busca promover uma segurança em que todos estejam envolvidos. “O objetivo do evento é dar voz ao paciente, ao familiar e ao acompanhante para que eles possam vigilantes da sua própria segurança”, declara.

Ela ressalta que a programação está de acordo com o tema estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para o ano de 2023: Engajando o Paciente para a Segurança do Paciente.

Constam da programação, palestra, com o tema “Empoderamento do Paciente e Acompanhante”, na abertura do evento, na segunda-feira, 18, às 9h; orientação às mães do serviço de Acolhimento Materno, que acompanham os filhos internada no Centro de Neonatologia, com o projeto Recriar-se; informações às mulheres da Casa da Gestante, por meio do projeto Tu Vens.

Por fim, atividades educativas serão realizadas nas enfermarias, com entrega de panfletos e orientações. Além disso, um mural ficará em exposição sobre a segurança do paciente nas mais diversas unidades do HGCC. Todas as ações envolverão pacientes, familiares, acompanhantes, visitantes e profissionais.

 

Ações

O Projeto Paciente Seguro, em curso desde junho de 2022, implementa e executa rotinas e práticas voltadas para fortalecer o cuidado em saúde. É uma das ações desenvolvidas no HGCC com foco em promoção de segurança. O objetivo do projeto impacta diretamente na qualidade da assistência do paciente, que envolve a família e o acompanhante, junto com todos os profissionais. É desenvolvido em parceria com o Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre – RS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).