HGCC realiza primeira cirurgia de endometriose do Programa Saúde da Mulher

30 de agosto de 2023 - 08:44 # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Pacientes com endometriose foram atendidas pelo HGCC dentro do Programa Saúde da Mulher

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta terça-feira (29), a primeira cirurgia de endometriose do Programa Saúde da Mulher, uma ação que agiliza cirurgias eletivas de endometriose no estado, bem como o tratamento da doença.

A paciente contemplada com a cirurgia é a dona de casa Maria Irlândia Santos, de 37 anos, de Fortaleza. Ela sofre há sete anos com cólicas, inflamações e sangramentos. A endometriose foi diagnosticada após um parto cesáreo e, para ela, o Programa significa esperança. “Eu fico muito grata. Eu já tirei o útero e mesmo assim continuei tendo dores após a histerectomia. Muita coisa eu não posso fazer atualmente, por causa da endometriose. É um sofrimento, por isso vou ficar muito feliz com a cirurgia”, relata a paciente.

A diretora médica do HGCC, Lucíola Lavor, prevê que, até o mês de dezembro, sejam realizados 30 procedimentos cirúrgicos ginecológicos, sendo 15 deles exclusivos para casos de endometriose. “O número consolidado de cirurgias e mulheres beneficiadas com o Programa Saúde da Mulher no HGCC será definido com análise caso a caso e após a conclusão de um exame chamado Ultrassom Transvaginal de Mapeamento de Endometriose, que tem a capacidade de mapear a endometriose profunda e que guia o profissional de saúde para o procedimento cirúrgico”, explica.

Programa Saúde da Mulher no HGCC


As mulheres que participam do Programa acompanharam uma palestra com equipe de Nutrição e de Psicologia

Programa Saúde da Mulher convocou 70 mulheres para o atendimento ambulatorial no HGCC no último dia 19 de agosto. As pacientes foram inicialmente atendidas em postos de saúde da capital e de cidades do interior e, em seguida, encaminhadas ao hospital da Rede Sesa. Do total de mulheres convocadas, 46 compareceram ao atendimento, compartilharam seus sintomas com os médicos e apresentaram exames.

Como forma de complementar o atendimento, o HGCC solicitou a realização de 12 mapeamentos. No último sábado (26), foram feitos quatro desses exames e três diagnósticos de endometriose foram confirmados. Já a quarta paciente foi diagnosticada como adenomiose e será encaminhada para cirurgia. Nas próximas semanas, os exames terão continuidade.

As mulheres que participam do Programa assistiram palestra com equipe de Nutrição e de Psicologia. “Eu não sabia que era uma doença. Aprendi muita coisa na consulta. Agora entendi que é uma doença, que não tem cura e que vou continuar com os cuidados após a cirurgia. Até que enfim, eu entendi o que tenho”, declara Maria Irlândia, aliviada.

Ainda de acordo com a diretora médica do HGCC, Lucíola Lavor, a próxima cirurgia no hospital está prevista para o início de setembro.

HMJMA e Meac também realizarão cirurgias

As cirurgias de endometriose serão realizadas também pelo Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Sesa, e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), unidade federal. Atualmente o HMJMA realiza quatro cirurgias por mês. Com o programa, o número aumentou para seis. A primeira cirurgia no hospital está agendada para o último sábado de setembro.

LEIA MAIS: Lançamento do Programa Saúde da Mulher aborda tratamento da endometriose