HGCC homenageia João Nogueira Jucá e lança condecoração com o nome do herói

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), homenageou, nesta sexta-feira (11), o estudante João Nogueira Jucá. A solenidade cívico-militar contou com a participação de Corpo de Bombeiros do Ceará, Escola Aprendizes de Marinheiro, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza, familiares do herói, profissionais do HGCC e dos integrantes do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá.

Iniciada com a missa na capela Menino Jesus, no HGCC, a homenagem contou com um momento solene na Praça Capistrano de Abreu (Praça da Lagoinha). Durante a solenidade, o diretor-geral do HGCC, Adriano Veras Oliveira, ressaltou o ato heroico do estudante, que desconsiderou o senso de sobrevivência que existe em casa um de nós e adentrou ao Hospital para salvar vidas. “Em função desse ato de bravura, o Hospital Geral Dr. César Cals, neste ano, lança a condecoração João Nogueira Jucá, que valoriza a generosidade, o altruísmo e a empatia, valores visíveis em nosso estudante herói e fundamentais a profissional de saúde”, afirmou o diretor-geral.

A comenda será destinada para destacar profissionais do Hospital que tenham praticado ação de honra e serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do HGCC. As homenagens não pararam por aí. A Brigada de Incêndio do HGCC também passará a levar o nome do herói cearense.

O Presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, Luiz Carlos Aires Barreira Nanan, esteve presente durante a solenidade e falou da alegria em ter conhecido o estudante e de homenageá-lo anualmente. “João Nogueira Jucá fez um ato de bravura para pessoas desconhecidas e, principalmente, aos pobres. Atualmente, há um grande preconceito aos mais pobres, mas João olhou por essas pessoas. Sua grandeza é única”, pontuou.

Daniele Jucá, sobrinha de João Nogueira Jucá, participou da solenidade e agradeceu o momento de carinho ao jovem estudante. “Nós, familiares, nos sentimos honrados por essa homenagem que acontece há mais de 30 anos. Muita gratidão”, falou. Após a solenidade cívico-militar, todos os participantes realizaram um cortejo ao Cemitério a São João.

Já o vice-presidente do Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, Geílson Cajuí, a nunciou que o nome de João Nogueira será inscrito no livro Heróis da Pátria, a partir do Projeto de Lei Nº 3882/2023.