Projeto Teleconsultoria em UTI Obstétrica completa um ano no HGCC; manejo de gestantes e puérperas de alto risco é o foco

2 de junho de 2023 - 15:29

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Encontro marca um ano do Projeto Teleconsultoria em UTI Obstétrica

O projeto Teleconsultoria em UTI Obstétrica, do qual faz parte o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa um ano de atividades. É desenvolvido em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e Ministério da Saúde. O objetivo é oferecer teleconsultoria para equipes assistenciais de UTI e enfermaria no manejo de gestantes e puérperas de alto risco.

De acordo com a enfermeira Rosy Denyse Pinheiro de Oliveira, ponto focal do projeto no Ceará, são realizadas diariamente discussões de casos entre os profissionais do Hospital das Clínicas e do HGCC. “São discussões diárias a fim de otimizar o atendimento, de trocar experiências. Também, às terças-feiras, é feita uma capacitação on-line, com temas relevantes para a Obstetrícia”, explica Oliveira.

Para este momento, uma programação foi realizada no sentido de reconhecer, acompanhar presencialmente e direcionar os próximos passos. Ao longo dos dias 30 e 31 de maio, equipes multiprofissionais do HGCC puderam discutir e fortalecer práticas de atenção obstétrica e de UTI, com foco em proporcionar um atendimento cada vez mais especializado às pacientes de alto risco.


A enfermeira Rosy Denyse, ponto focal do projeto do Ceará, apresenta os resultados do HGCC

“É de extrema importância para as pacientes do Hospital César Cals, uma vez que temos a oportunidade de trocar experiências, de discutir os casos das pacientes mais graves, internadas nas nossas enfermarias e UTI materna, de modo a capacitar nossos profissionais, orientar as condutas e buscar melhores desfechos e resultados”, reconhece Flávio Lúcio Ponte Ibiapina, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia.

Ainda na programação, foi promovido um curso de capacitação em temas relevantes como choque, hemorragia pós-parto, intubação das vias aéreas. Foram duas turmas, com 30 participantes, cada, num total de 60, entre médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.

O HGCC é o único hospital do Ceará a participar do projeto. Ao todo, 11 hospitais do Brasil estão inseridos e são acompanhados pela consultoria. Desde o início, os resultados do César Cals se destacam. Já foram abordados 75 casos de pacientes atendidos, o que resultou em 189 discussões sobre as conduções adotadas.


Curso capacita equipe em temas como hemorragia pós-parto, choque e intubação das vias aéreas

Nas consultorias diárias são abordados assuntos relacionados a complicações próprias da gravidez ou patologias clínicas que estão intercorrentes ou que ocorrem durante a gravidez. “É uma maneira de desenvolver nossos quadros, ao mesmo tempo em que a gente uniformiza as nossas condutas, com grande serviço de referência em Obstetrícia do Brasil”, finaliza Ibiapina.