Profissionais da Saúde têm histórias de nascimento dos filhos cruzadas com seus locais de trabalho

8 de maio de 2023 - 10:27

Assessoria da Sesa
Texto: Teresa Fernandes e Wescley Jorge
Fotos: Ascom e arquivo pessoal


Dos três filhos de Evilene Quintella, Isaac e Samuel nasceram no Hospital Geral Dr. César Cals

Dos três filhos de Evilene Quintella, dois nasceram no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC): Isaac, de sete anos, e Samuel, de cinco. Ambos receberam os cuidados dos profissionais da unidade onde a mãe atua. O equipamento é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Desde a gestação e o nascimento dos garotos, a colaboradora – hoje coordenadora da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (Undep) – se diz mais inspirada para exercer sua profissão.

Certa vez, enquanto cumpria seu expediente no hospital, Evilene passou mal e precisou de atendimento. “Fiquei um mês e meio internada na Casa da Gestante para controlar uma diabetes gestacional e acabei descobrindo, também, que tinha pressão alta. Em seguida, fui encaminhada para o pré-natal de alta complexidade no Centro de Ambulatórios do HGCC”, recorda.

Isaac nasceu em 14 de outubro de 2015, e a mãe continuou o acompanhamento. Tempos depois, ela soube que estava grávida de novo. Dessa vez, de Samuel (à direita), seu terceiro filho. Evilene seguiu o tratamento da diabetes e da pressão alta na instituição e teve uma gestação mais tranquila. Porém, já no fim, apresentou complicações e teve de fazer uma cesárea de urgência. O bebê nasceu no dia 4 de janeiro de 2018 e precisou ficar junto com a mãe na Unidade Neonatal por um curto período.


Desde a gestação e o nascimento dos filhos, a colaboradora se sente mais inspirada para exercer sua profissão

Após a licença-maternidade, Evilene relata que passou a contribuir de forma diferente em seu trabalho, à época, diretamente com os pacientes neonatais. “Eu tenho carinho e gratidão muito grandes por esse hospital. Tento executar minha função da melhor maneira e consigo ter um olhar diferenciado. Eu compreendo, de certa forma, algumas dinâmicas que precisei vivenciar para poder ajudar ainda mais”, afirma.

Histórias cruzadas


A técnica de Enfermagem, Carolina Rodrigues, antes de trabalhar no HRN, já havia tido uma experiência anterior na instituição para ter o filho Bernardo

A técnica de Enfermagem da Clínica Obstétrica do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Rede Sesa gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, Carolina Rodrigues, acompanha diariamente gestantes e puérperas.

Mas antes de trabalhar no equipamento, onde iniciou em dezembro de 2022, a profissional já havia tido uma experiência anterior na instituição. Em junho de 2017, ela foi paciente no setor em que atua para ter o filho Bernardo.

“Desde a época da minha gestação, sabia que o hospital oferece a melhor assistência da região, além de contar com os protocolos mais atualizados da área da saúde e da infraestrutura moderna. Sempre senti vontade de trabalhar aqui e via todo o empenho dos funcionários que me atenderam”, comenta Carolina.

A colaboradora teve o pré-natal acompanhado em Meruoca, mas, em decorrência de complicações no parto, foi encaminhada para o HRN. “Criei esse laço afetivo e, como Deus não faz obra pela metade, hoje trabalho no mesmo setor onde tive meu filho. Alguns dos meus colegas de hoje fizeram parte da minha assistência”, lembra.