Abril pela Segurança do Paciente: no HGCC, usuários e acompanhantes participam de atividades temáticas

26 de abril de 2023 - 14:50

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

A segurança dos pacientes, em todas as áreas do cuidado, é uma responsabilidade compartilhada. No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), uma programação foi preparada para reforçar a temática com colaboradores, pessoas em atendimento e acompanhantes. Estão sendo realizadas, ao longo desta semana, palestras, formações e apresentações de indicadores, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Plano prevê estratégia de cuidado e atenção à saúde na Segurança do Paciente

Nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, as atividades serão direcionadas a pacientes e visitantes no setor ambulatorial do HGCC. “Vamos trabalhar as metas internacionais, destacando o empoderamento de quem recebe assistência e de acompanhantes, para que sinalizem situações e condutas aos profissionais, se necessário, como a lavagem correta das mãos”, afirma a coordenadora do Núcleo de Assistência à Segurança do Paciente (Nasp) do hospital, Silvana Feitosa.

Ações educativas vão abordar, ainda, a identificação e a cirurgia segura, além da prevenção de quedas e de lesões por pressão. “Queremos que os nossos pacientes conheçam as estratégias e aprimorem o cuidado coletivo”, pontua Feitosa.

A programação, iniciada nessa terça-feira (25), também celebra os dez anos do Nasp.