Hospital César Cals atualiza enfermeiras obstetras em sutura perineal

27 de março de 2023 - 09:48

Assessoria do HGCC
Texto e fotos: Wescley Jorge

Em dois dias de oficina, 37 profissionais tiveram a oportunidade de conhecer e praticar o uso dos materiais utilizados

A oficina de “Atualização em Boas Práticas de Sutura Perineal”, realizada nos dias 22 e 23 de março, apresentou uma proposta teórica, alinhada à prática, para as enfermeiras obstetras e residentes em Enfermagem Obstétrica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Novas evidências científicas em relação às suturas foram discutidas e praticadas a fim de aprimorar o conhecimento profissional.

Equipamento de referência em cuidado obstétrico, com emergência especializada na área, o HGCC busca promover educação permanente e constantes atualizações aos profissionais. São disponibilizadas oficinas, cursos e palestras que beneficiam as pacientes por meio de uma atenção cada vez mais especializada.

“A oficina de atualização abordou os fios (utilizados nas suturas) e as melhores técnicas a serem utilizadas nos casos de lacerações perineais”, explica a enfermeira Ana Suely dos Santos Albuquerque, coordenadora de Educação Permanente. Ela destaca, ainda, a importância de uma abordagem sobre esses métodos. “A correção do rompimento é o procedimento mais comum no pós-parto que a gente realiza”, reforça.

O aprimoramento das técnicas de suturas favorecem as pacientes obstétricas.

Em dois dias de oficina, 37 profissionais tiveram a oportunidade de conhecer e praticar o uso dos materiais utilizados. “Quando a gente se atualiza, estamos aptos a oferecer uma assistência de melhor qualidade, ou seja, a melhor técnica, o melhor fio, com a melhor orientação”, destaca Albuquerque.

Para Mariana Larissa Cunha Primo, enfermeira da Sala de Parto, as capacitações só têm a beneficiar os profissionais e, principalmente, as pacientes. “É muito importante ter essas atualizações, já que é uma prática que a gente vive todos os dias. Enriqueceu ainda mais a equipe de Enfermagem”, afirma.