54 bebês já receberam o medicamento Palivisumabe no Hospital César Cals

23 de março de 2023 - 09:55

Assessoria do HGCC
Texto e imagem: Wescley Jorge
Arte gráfica: Bruno Veras

Seguro, nos braços da mãe, na posição canguru, no contato pele a pele, está o pequeno Ravy. Há uma semana, ele tomou a primeira dose do Palivisumabe, anticorpo monoclonal indicado para tratamento profilático do Vírus Sincicial Respiratória (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias em crianças no seu primeiro ano de vida.

Nascido em 18 de dezembro no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o pequeno continua os cuidados na Unidade Canguru. Já são quase três meses de internação, iniciada na Unidade de Terapioa Intensiva Neonatal (UTIN), após o nascimento prematuro, com apenas 26 semanas de gestação. Todos os cuidados, como amamentação, vacinas e exames, estão garantidos para permitir uma alta com segurança.

“Eu acho muito importante porque o meu filho nasceu com 26 semanas. Ele passou mais de um mês intubado. Para ele é uma segurança. Eu me sinto mais aliviada, mais confiante para ele não ter nenhum problema lá na frente”, declara Mara Esterlânia Ferreira Pequeno (32), mãe do recém-nascido.

A aplicação do medicamento de tratamento preventivo foi iniciada em fevereiro desse ano no HGCC. Recém-nascidos internados no hospital e atendidos no setor ambulatorial já receberam a aplicação do anticorpo, num total de 54.

“O medicamento evita que os bebês retornem a outros processos de internação. Os bebês que são contemplados, em sua grande maioria, quando adoecem, podem evoluir para quadros respiratórios mais complexos. Então a gente previne”, explica a enfermeira do Serviço de Imunização, Karine Arrais.

Segundo a enfermeira, devem receber o medicamento crianças prematuras nascidas com idade gestacional menor que 28 semanas e idade inferior a um ano, crianças com idade inferior a dois anos com Doença Pulmonar Crônica da Prematuridade (DPB) ou doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada. “Pode ser aplicadas até cinco doses do medicamento durante o período de sazonalidade, com espaço de um mês entre as doses”, afirma Arrais.

O medicamento Palivizumabe previne que as infecções respiratórias causadas pelo VSR evoluam para quadros de bronquiolite ou pneumonia levando a internações hospitalares por dificuldade respiratória.